Nesse sábado, o Vasco recebeu o Cruzeiro no São Januário para a 14ª rodada do Brasileirão Série A e acabou perdendo em seus domínios, somando mais uma derrota no tradicional estádio do Cruzmaltino.
Lembrando que, devido aos problemas relacionados às confusões entre policiais e torcedores há algumas semanas, o clube carioca teve que atuar com os portões fechados em sua casa.
O Cruzmaltino veio para a partida pressionado para sair da zona do rebaixamento. A equipe estava na 18ª colocação, com apenas 9 pontos em 13 rodadas, com 2 vitórias, 3 empates e 8 derrotas. A situação se torna desesperadora à cada rodada que passa e já existe um grande temor por um novo rebaixamento.
Do outro lado, a Raposa vive situação distinta. O Cruzeiro está na 12ª colocação com 18 pontos conquistados, sendo 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas em 13 jogos disputados. Em seu retorno a Série A do Brasileirão, o time mineiro tenta se encontrar sob o comando de Pepa e brigar por ambições maiores na temporada.
Como foi o jogo entre Vasco e Cruzeiro pelo Brasileirão Série A?
A partida em São Januário começou com os donos da casa tomando a iniciativa. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, Maicon lançou Gabriel Pec, que avançou pela lateral e entrou na área por trás da zaga adversária, batendo forte e errando o alvo por pouco.
Após um domínio inicial do Cruzmaltino, a Raposa igualou as ações ofensivas e diminuiu a pressão que o adversário vinha fazendo. Entretanto, o equilíbrio também significou uma ausência de jogadas ofensivas e chances de gols. Devido a isso, praticamente todo o primeiro tempo se concentrou na região central do campo.
Somente aos 40 minutos, Mateus Vital conseguiu criar uma nova chance para o Cruzeiro. O atacante avançou pelo meio e passou para Stênio, que bateu da entrada da grande área, tentando surpreender o goleiro Léo Jardim. O atleta mergulhou e fez uma boa defesa no canto direito.
Nos acréscimos, quando as equipes já se preparavam para o intervalo, Kaiki sofreu uma falta nas proximidades da área do Vasco e Filipe Machado bateu direto para o gol. Ele cobrou muito bem, colocado e acertou o ângulo de Léo Jardim, vencendo o adversário e abrindo o placar fora de casa.
No retorno para o segundo tempo, o Vasco mudou um pouco a postura para tentar alcançar o empate no São Januário, muito necessário para diminuir o drama da situação da equipe na zona do rebaixamento. Aos 6 minutos, Gabriel Pec recebeu dentro da área da Raposa e bateu forte. O goleiro Rafael Cabral saltou e fez bela defesa.
O Vasco tentava tomar a iniciativa durante o segundo tempo para empatar o jogo, porém, tinha dificuldades claras em criar boas chances de gols. Gabriel Pec foi uma arma importante para tentar explorar as laterais do Cruzeiro, entretanto, o placar resistia a ser alterado.
Aos 36 minutos, o Cruzmaltino conseguiu uma boa jogada com Pedro Raúl. O atacante fez uma jogada individual no lado direito de ataque, cruzou para dentro da grande área e, por ali, Rayan Vitor apareceu livre e saltou, porém, errou a cabeçada e desperdiçou boa chance.
Aos 40, o Vasco voltou a criar boa chance. Léo cobrou lateral diretamente na área e Luciano Castán cabeceia para trás. A bola sobra para Gabriel Pec, que desperdiça chance batendo para fora.
Enquanto o Cruzmaltino tentava atacar, o Cruzeiro não abria mão do contra-ataque e teve uma excelente chance aos 46, quando Bruno Rodrigues foi lançado e partir em velocidade, disparando e deixando para trás a defesa do Vasco. O atacante chegou na frente do goleiro Léo Jardim e bateu desequilibrado, facilitando a defesa do adversário.

