O Fortaleza terá problemas a lidar nesta e na próxima temporadas. O clube foi punido pela Fifa com um ‘transfer ban’ de duas janelas por conta da uma ação movida pelo Colo-Colo contra o Leão, segundo informações postadas pelo jornalista Cesar Luis Merlo e o GE.
🚨FIFA sancionó a Juan Martín Lucero con 4 meses de suspensión y dispuso la prohibición de fichajes para Fortaleza por dos mercados de pases.
*️⃣Como la determinación va a ser apelada, queda en suspenso por lo que no empieza a regir ahora para el ex Colo Colo.
ℹ️Para @encanchacl pic.twitter.com/zZbhA04TZu— César Luis Merlo (@CLMerlo) August 8, 2023
A máxima entidade do futebol decidiu pela punição ao acatar o pedido do Colo-Colo, que entrou contra o clube e o atacante Martín Lucero cobrando o pagamento de multa de R$ 10 milhões a ambos por conta da transferência do atleta para o Leão do Pici.
Segundo os chilenos, Lucero foi para o Tricolor com o clube cearense tendo ‘induzido’ ao atleta a romper o contrato que mantinha com o clube. Tal vínculo valia até o final de 2025 e, segundo o Cacique, não tinha cláusula que liberava o jogador para o exterior.
Com o ‘transfer ban’, o Fortaleza não poderá contratar nas duas próximas janelas de transferência, estas que serão vigentes no início e meio de 2024, e vale tanto para atletas nacionais ou do exterior. Em nota, o clube alega ‘surpresa’ com a decisão da Fifa e sinalizou recurso contra a pena imposta pela entidade.
Lucero também é punido
Mas não foi apenas o Fortaleza a ser punido pela Fifa pelo caso. Lucero também recebeu pena entidade sendo suspenso por quatro meses dos gramados por conta da ação pedida pelos chilenos por sua saída do clube.
A ação pedia que o atacante fosse suspenso por até seis meses, mas a pena ficou em quatro. A um jornal argentino, o jogador garantiu estar ‘tranquilo’ quanto à punição e garantiu que a negociação foi feita toda nos trâmites legais.
“Falei com meus advogados e o pessoal do Fortaleza viu meu contrato com o Colo-Colo. Se um clube vê meu contrato e assina, é porque está tranquilo. Todos os advogados concordam que nada está fora da lei”, afirmou Lucero.
Confira nota oficial do Fortaleza sobre o ‘transfer ban’ emitido pela Fifa (extraído do site oficial do clube)
O Fortaleza Esporte Clube, na presente data, foi surpreendido com a decisão emitida pelo Tribunal de Demandas da FIFA acerca da ação ajuizada pelo Club Social y Deportivo Colo Colo, em desfavor do Fortaleza EC e do atleta Juan Martín Lucero.
O Fortaleza EC reafirma que tratou com o atleta Juan Martin Lucero, em condição de jogador livre, e mediante a devida comprovação documental.
Informa, por fim, que o recurso cabível à referida decisão, à Corte Arbitral do Esporte, já se encontra em vias de elaboração e será apresentado em tempo hábil.

