A atual campeã da Euro terá que defender seu título com um novo treinador. Neste domingo (13), a Federação Italiana de Futebol (FIGC) anunciou a saída de Roberto Mancini do comando da Azzurra, com pouco menos de um ano para o torneio.
Na nota postada pela entidade, a saída de Mancini do comando da Itália fora definida ‘ontem’ (sábado, 12), sem dar maiores detalhes do que teria motivado a demissão, mas que esta teria vindo do próprio treinador. Em declarações postadas pela imprensa, o agora ex-comandante italiano teria afirmado que a saída seria uma ‘escolha pessoal’, também sem detalhar o que o fez pedir por sua saída.
❗️#Mancini ha rassegnato le dimissioni da CT della Nazionale. La FIGC valuterà la migliore opzione per gli Azzurri
Il comunicato 👉🏻 https://t.co/Uy56yfLJ2M pic.twitter.com/Qe2dv5CY5x
— FIGC (@FIGC) August 13, 2023
Roberto Mancini treinava a seleção italiana desde 2018, assumindo depois que esta não conseguiu se classificar para a Copa do Mundo daquele ano, na Rússia. A missão do treinador, era a de reformular a equipe visando a classificação para a Copa de 2022, no Catar
No comando da Azzurra, o treinador conseguiu a conquista da última edição da Euro, disputada em 2021 mas válida pelo ano de 2020. Mas novamente parou nas Eliminatórias para a Copa, não conseguindo a vaga para disputar o mais recente Mundial. Ainda assim, se manteve no cargo visando a Euro-2024, a ser disputada na Alemanha.
Agora, a FIGC terá que achar um treinador, ao qual a entidade afirmou que irá ‘anunciar nos próximos dias’. O novo treinador da Itália já terá dois compromissos pelas Eliminatórias da Euro em setembro, contra Macedônia do Norte e Ucrânia.

