Após encerrar o 1º turno com uma vantagem de 15 pontos, o Botafogo liga o sinal de alerta após ver a distância com o vice-líder ser diminuída a 7 pontos. O Glorioso não digeriu bem a derrota para o Atlético Mineiro por 1 a 0, principalmente após a anulação de um gol marcado por Diego Costa. Assim, o técnico Bruno Lage usou a coletiva de imprensa para reclamar:
– Reforço a posição do meu Diretor e vou meter ainda mais o dedo na ferida. Cheguei aqui há dois meses e sinto que há critérios muito diferentes em outros tipos de jogos. Dá a sensação que se quer que o campeonato continue animado até o fim Já vi muitos lances do VAR em outros jogos com um critério completamente absurdo e, contudo, o que aconteceu nos últimos dois jogos têm nos prejudicado. Lamentavelmente tem acontecido muitos erros e não é só nossos jogos. São em outros também, o que de alguma forma tem contribuído para que a classificação continue equilibrada. Coisas duvidosas e lances inexplicáveis têm beneficiado e prejudicado equipes. Se tiver que ser contra tudo e contra todos, nós vamos contra tudo e contra todos. Para nos vencer, tem que ser dentro da igualdade. Podem até nos botar num campo de batatas que vamos com tudo. Parece que faz mal ao campeonato que as coisas fossem decididas muito cedo.
Dentro do campo, Diego Costa e os seus companheiros já haviam reclamado bastante sobre o gol anulado. O atacante também se posicionou duramente contrário à decisão da arbitragem:
– Está claríssimo que foi gol legal. Acho que eles aí meteram a mão na questão da interpretação. Nem pensou, nem olhou muito. Sabemos que para a competição ficar mais atrativa tem que deixar o Botafogo mais próximo dos adversários.

