O pivô Joel Embiid, do Philadelphia 76ers e atual Jogador Mais Valioso (MVP) da NBA, comprometeu-se a defender a seleção dos Estados Unidos nas Olimpíadas de Paris, em 2024. A informação foi divulgada pela jornalista da ESPN dos EUA, Ramona Shelburne, nesta quinta-feira (5).
De acordo com fontes de Shelburne, Embiid comunicou sua decisão ao diretor executivo do Team USA, Grant Hill, na manhã desta quinta-feira, dias após uma reunião privada de uma hora em Fort Collins, Colorado, nos Estados Unidos, onde os 76ers estão realizando o seu training camp.
Embiid, nascido em Camarões, possui dupla cidadania francesa e estadunidense e foi alvo de uma acirrada disputa sobre qual país ele representaria nos Jogos Olímpicos. Durante o Media Day da NBA na última segunda-feira (2), o astro declarou a repórteres que estava “genuinamente dividido” entre três seleções.
Segundo o relato da jornalista da ESPN dos EUA, a estrela dos 76ers optou pelos Estados Unidos com o objetivo de contribuir para o país a retornar ao topo do basquete internacional, especialmente após não ter conquistado uma medalha na recente Copa do Mundo da FIBA, realizada entre o final de agosto e o começo de setembro.
Várias superestrelas da NBA, incluindo o armador Stephen Curry, do Golden State Warriors, o craque LeBron James, do Los Angeles Lakers, manifestaram interesse em defender a seleção norte-americana, após esta não obter uma medalha pela segunda Copa do Mundo seguida, algo que não acontecia desde 1970.
Como atual MVP da NBA, fontes revelaram que Embiid se inspirou pelo entusiasmo de outros ex-MVPs e outros astros da liga em competir pelas cores dos EUA nas Olimpíadas e buscar a medalha de ouro, especialmente na presença de seu filho de três anos, Arthur, que é cidadão americano de nascimento.
Embiid: estatísticas dominantes na última temporada da NBA
Na última temporada da NBA, Joel Embiid disputou 66 partidas, registrando excelentes números, com médias de 33,1 pontos, 10,2 rebotes e 4,2 assistências por jogo. Além disso, obteve um impressionante aproveitamento de 54,8% nos arremessos de quadra e 85,7% nos lances livres.
Além de ser agraciado com o título MVP da NBA na temporada 2022-23, Embiid foi selecionado para o All-Star e integrado ao primeiro time All-NBA.

