Divulgação
Logo após o encerramento do primeiro turno do Brasileirão Série A, os torcedores davam como certo o título do Botafogo. Afinal, o Glorioso emplacava uma campanha incrível de 47 pontos de 57 possíveis. Ou seja, 82,46% de aproveitamento, com 15 vitórias em 19 jogos, além de dois empates e duas derrotas. Na segunda colocação depois do fim da 19ª rodada, aparecia o Grêmio com 34 pontos, 13 atrás do Fogão.
Entretanto, o Botafogo realiza a terceira pior campanha do returno. Com a terceira derrota seguida no Brasileirão Série A para o Vasco nesta segunda (06), o Glorioso viu os rivais encostarem. Um deles é o próprio Grêmio.
O time de Renato Gaúcho está na quarta colocação, somando 56 pontos. O Imortal vem embalado com as quatro vitórias consecutivas no Campeonato Brasileiro. A equipe gaúcha tem três pontos a menos que o ainda líder Fogão, que divide a ponta de cima com o Palmeiras, ambos com 59. Red Bull Bragantino aparece em terceiro, somando 58 pontos.
A próxima quinta-feira (09) reserva um confronto que pode incendiar de vez a disputa pelo título do Brasileirão Série A. Botafogo e Grêmio se enfrentarão em São Januário às 20h (horário de Brasília), pela 33ª rodada. Se o Tricolor Gaúcho vencer, igualará a pontuação do rival carioca.
Grêmio de Celso Roth deixou vantagem escapar em 2008
Bicampeão em 1981 e 1996, o Grêmio nunca conquistou o Brasileirão Série A no formato de pontos corridos. O mais próximo que chegou da taça foi em 2008. Com a equipe treinada por Celso Roth, o Tricolor Gaúcho foi quem liderou por mais tempo a edição de 15 anos atrás do campeonato.
Na abertura do returno pela 20ª rodada, o Grêmio derrotou o São Paulo por 1 a 0 no antigo Olímpico, gol do colombiano Perea. Com o resultado, o Tricolor abriu na época 11 pontos de vantagem sobre o SPFC, que seria o campeão ao término do Brasileirão Série A de 2008.
Na oportunidade, o Grêmio chegava a 44 pontos, cinco na frente do então vice-líder Cruzeiro, com 39. O São Paulo encerrava aquela rodada na quinta colocação, somando 33. Ou seja, 11 pontos de diferença. O Tricolor Paulista treinado por Muricy Ramalho ainda aparecia atrás do terceiro colocado Palmeiras (37) e do quarto Botafogo (34).
Entretanto, o Grêmio perderia o gás ao longo do returno, enquanto o São Paulo se recuperou a tempo de conquistar o tricampeonato consecutivo do Brasileirão Série A. O time de Celso Roth perdeu a liderança para os paulistas na 32ª rodada, mas se manteve na luta pelo título até o final.
As duas equipes foram para o último jogo de 2008 como as únicas que poderiam levantar a taça. Na oportunidade, o SPFC já mantinha uma distância de três pontos a mais do que os gaúchos.
O São Paulo seria campeão com uma vitória por 1 a 0 sobre o Goiás fora de casa, gol de Borges. Mesmo com o Grêmio ganhando no Olímpico do Atlético-MG por 2 a 0, o Imortal ficaria com o vice-campeonato, finalizando o Brasileirão Série A 2008 com 72 pontos, contra 75 do Tricolor Paulista.
Aquela foi a melhor campanha de um time gaúcho no Brasileirão Série A por pontos corridos com 20 clubes até o ano passado. Na edição de 2022, o Internacional atingiu os 73 pontos, também sendo vice-campeão, perdendo o título para o Palmeiras.

