Logo do Brasileirão
Com a queda confirmada do Goiás após derrota para o Grêmio (2 a 1) nesta quinta-feira, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Brasileirão, falta ser definido apenas um time rebaixado para o Brasileirão Série B. Coritiba e América-MG farão companhia ao Esmeraldino.
Cinco clubes lutam contra a última vaga e ainda têm chances matemáticas de rebaixamento: Corinthians, Cruzeiro, Santos e Vasco e Bahia. O Timão, com 47 pontos, tem teoricamente a missão mais tranquila. Precisa de apenas um ponto nas duas últimas rodadas (Internacional, em casa e Coritiba, fora) para não depender de outros resultados paralelos.
Com 45 pontos ganhos, o Cruzeiro apenas empatou contra o Athletico-PR, no Mineirão, e não conseguiu resolver a sua situação. A Raposa dependerá de uma vitória contra Botafogo (fora) ou Palmeiras (casa) para garantir a permanência na Série A.
O Santos, com 43, viu suas chances de rebaixamento crescerem um pouco após a derrota para o Fluminense (3 a 0), na Vila Belmiro, e precisa vencer os dois próximos jogos (Athletico-PR, fora e Fortaleza, casa) para não depender de resultados paralelos.
O Vasco, que corria o risco de voltar ao Z-4 após a derrota para o Corinthians, conseguiu permanecer fora do bloco graças ao Bahia, que foi superado pelo São Paulo, na Itaipava Arena Fonte Nova, aos 51 do segundo tempo. Ainda assim, a situação do Gigante da Colina inspira cuidados e o time precisará vencer os dois próximos jogos (Grêmio, fora, e Red Bull Bragantino, casa) para sacramentar a permanência na Série A, não depender de resultados dos concorrentes e amargar um novo rebaixamento.
Por fim, o Bahia é o clube que vive a pior situação. O Tricolor de Aço, que ensaiava a recuperação após goleada histórica contra o Corinthians (5 a 1), na Neo Química Arena, e teve recaída com a derrota para o São Paulo, permaneceu na 17ª colocação, com 41. A equipe não depende de suas próprias forças para ficar na elite. Precisa vencer o América-MG (fora) e Atlético-MG (casa) e torcer para que pelo menos Vasco ou Santos perca pontos na reta final.
Sequência final dos times que lutam contra o rebaixamento no Brasileirão
Corinthians: Inter (casa) e Coritiba (fora)
Cruzeiro: Botafogo (fora) e Palmeiras (casa)
Santos: Athletico (fora) e Fortaleza (casa)
Vasco: Grêmio (fora) e Red Bull Bragantino (casa)
Bahia: América-MG (fora) e Atlético-MG (fora)

