Ex-jogador avaliou o cube inglês (IMAGO / SW Pix)
O ex-jogador Ray Parlour avaliou o desempenho do Arsenal e destacou a contratação do ex-West Ham Declan Rice. Para o ídolo dos Gunners, em entrevista ao ao site dinamarquês Tipsbladet, o time possui grandes chances de conquistar o título da Premier League.
O assunto teve o seu início após uma declaração do ex-treinador Arsene Wegner, com quem Parlour trabalhou no Arsenal. O técnico destacou a contratação do volante, projetando um novo título para os Gunners.
“O grande objetivo para mim antes da última temporada era que o Arsenal voltasse ao top quatro. Eles acabaram pressionando o Manchester City até o fim. Eu acho que eles fizeram algumas contratações fortes na janela de transferências de verão, mas ainda é um elenco muito jovem. Eles cometeram alguns erros na última temporada que precisavam aprender, como garantir vitórias quando estavam na liderança, em vez de permitir gols descuidados antes do intervalo. Essas coisas acontecem com um elenco tão jovem, mas eles definitivamente têm uma chance melhor de ganhar o título com Rice na equipe”, explicou o ex-jogador.
Ray Parlour também avaliou a trajetória de Declan Rice no West Ham e na seleção da Inglaterra. Para o ídolo do Arsenal, o volante possui experiência para manter a equipe no topo da tabela.
“Rice acumulou algumas boas experiências jogando pela seleção inglesa, e foi fantástico para ele ganhar um troféu com o West Ham na última temporada. Ele é um líder, ele era um jovem capitão no West Ham, e você precisa de líderes em todo o campo. Eu realmente acho que ele é uma excelente adição ao clube”, iniciou.
“As pessoas falam sobre como ele custou 100 milhões, e o quanto isso é dinheiro. Claro que é muito dinheiro, mas as pessoas não falam tanto sobre o dinheiro agora quanto falavam no verão, certo?”, completou Parlour.
Arsenal x Liverpool
Arsenal e Liverpool disputam a liderança do Campeonato Inglês. Os Reds estão no topo da tabela com 42 pontos, seguidos pelos Gunners que contabilizam 40. Ray Parlour comparou o desempenho dos dois times, citando a contratação de Virgil Van Dijk, do Liverpool.
“Quando o Liverpool contratou Virgil van Dijk, todos diziam, ‘oh não, 75 milhões por um zagueiro central, isso não pode ser!’. Mas se você pode contratar um jogador que te deixa mais perto de ganhar títulos, é dinheiro bem gasto. Eu prefiro gastar 100 milhões no Declan Rice do que trazer dois jogadores por 50 milhões cada”,
O novo volante do Arsenal tem conquistado a sua daptação no time e para Parlour, Rice poderá explorar o setor ofensivo sob o comando de Mikel Arteta.
“Espero que ele possa avançar um pouco mais. Eu gostaria de vê-lo marcar mais gols. O Arsenal tem muito mais posse de bola do que o West Ham, e espero que ele possa ajudar a adicionar mais gols ao meio-campo do que na última temporada”, explicou.
Desenvolvimento dos Gunners
O ídolo do Arsenal relembrou de sua adaptação e consolidação no clube. Sob o comando de Arsene Wegner, Ray Parlour integrou o elenco do time que conquistou o último título inglês dos Gunners, na temporada 2003/2004.
Para o ex-jogador, pequenas mudanças podem impactar positivamente no trabalho de Declan Rice. O jogador já marcou gols pelo Arsenal e tem apresentado progresso no campeonato.
“Eu acho que ele precisa misturar um pouco mais o seu jogo e avançar um pouco mais no campo. Todos nós sabemos o quão forte ele é na defesa. A parceria com Thomas Partey ou Jorginho poderia ser ainda mais desenvolvida, para que Rice realmente possa elevar seu jogo e se tornar um jogador box-to-box, como meu ex-companheiro de equipe Patrick Vieira ou, por exemplo, Roy Keane. Assim, ele também poderia começar a marcar ainda mais”, avaliou
Outro assunto da entrevista foi a contratação do ex-jogador do Chelsea Kai Havertz. Segundo Parlour, a presença do alemão é de extrema importância para o Arsenal.
”Acho que ele é um jogador muito talentoso, que se perdeu um pouco no caos no Chelsea, e ainda está tentando se encontrar. A demissão de Thomas Tuchel aparentemente não fez nada de bom para ele. O Arsenal é uma ótima oportunidade para ele, Mikel Arteta é o homem certo para tirar o melhor dele. Veja só o que Arteta fez com Ødegaard. Espero que ele possa fazer o mesmo com Havertz. Se ele puder recuperar sua forma dos dias da Bundesliga, ele se tornará um grande jogador para o Arsenal, e talvez estejamos no caminho”, iniciou.
”Os fãs sabem que talento ele tem, mas o futebol é sobre confiança, e ele perdeu isso no Chelsea. Não parecia que eles sabiam como tirar o melhor dele em campo”, diz Parlour, que em novembro viu Havertz jogar como lateral esquerdo para sua seleção alemã”, completou.
Problemas no Arsenal
Ray Parlour elogiou o técnico Mikel Arteta, mas questionou o rodízio no sistema defensivo do clube. Para o ex-jogador, a defesa precisa de grande entrosamento para conquistar vitórias.
”Para ser honesto, não acho que Aaron Ramsdale tenha feito muita coisa errada. Não sou fã de rodízio na posição de goleiro. Sou grande defensor de uma linha defensiva fixa de cinco homens, com o goleiro e quatro defensores, como tínhamos no meu tempo. É o alicerce sobre o qual a equipe é construída”,, explicou.
Um dos assuntos abordados foi a permanência de Thomas Partey. O ganês solicita um contrato mais extenso, o que não estaria no projeto do Arsenal. Para o ex-jogador, a saída pode ser benéfica para ambos os lados.
”Mas se eles não quiserem dar a ele um contrato de longo prazo, como ele deseja, talvez seja melhor deixá-lo ir. Ele tem se machucado muito, e o Arsenal provavelmente não quer colocar o dinheiro na mesa que seu agente está pedindo. Então pode ser melhor deixá-lo ir e conseguir algum dinheiro por ele no lugar. Afinal, também se trata de equilibrar as contas”, declarou Parlou.
Setor ofensivo
Por fim, o ex-jogador do Arsenal abordou as estratégias ofensivas do clube. Ray fez um comparativo entre o atual modelo, com um atacante central, com a linha de quatro de sua época. Na ocasião, os Gunners contavam com Thierry Henry, Roberto Pires, Dennis Bergkamp e Freedie Ljungberg.
”Os atacantes ganham os jogos para você, é simples assim, e quando você tem dois atacantes clássicos na frente, você sempre tem uma chance decente de marcar. Para voltar ao meu tempo no clube, Arsène Wenger às vezes tinha três atacantes na frente, e sabíamos que em algum momento marcaríamos com esses caras na frente Sei que eles têm jogadores como Leandro Trossard e Gabriel Martinelli, mas na minha opinião eles são melhores como jogadores de beirada. Foi incrível ver Eddie Nketiah marcar seu primeiro hat-trick pelo clube contra o Sheffield United, e espero que ele possa continuar a se desenvolver como um grande atacante”, explicou.
”Se Gabriel Jesus se machucar novamente, ou se Nketiah cair, eles só têm um verdadeiro atacante, o que parece um pouco escasso. Isso é algo que Edu deve olhar em janeiro, junto com Mikel Arteta”, acredita Ray Parlour, referindo-se ao diretor esportivo, que foi parte dos Invincibles em uma carreira que o viu passar cinco temporadas como jogador no Arsenal, antes de ser nomeado diretor esportivo do clube em 2022.
Mas se o Arsenal conseguir reforçar o ataque e ao mesmo tempo conseguir manter todos os jogadores-chave no elenco, eles estão prontos para dar o passo completo e garantir o campeonato que escapou deles de maneira amarga durante os meses da primavera na última temporada? ”Então, apenas os quatro primeiros são os mais próximos que vimos em várias temporadas. Será extremamente interessante ver no que isso resulta. Os bookmakers obviamente têm o Manchester City como favoritos para vencer novamente, e o Liverpool está indo bem, mas o Arsenal certamente estará lá até o final”, finalizou.
Texto originalmente publicado no site Tipsbadlet

