Nas últimas horas de 2023, o Grêmio emitiu nota oficial confirmando a saída do meia Luan e mais quatro jogadores. A decisão de o clube não renovar o contrato do camisa 7 surpreendeu muitos torcedores.
Campeão da Libertadores 2017 pelo Grêmio, Luan, a pedido do técnico Renato Gaúcho, retornou ao clube no fim de julho do ano passado após passagem tumultuada pelo Corinthians.
O presidente Alberto Guerra destacou que a decisão pela não renovação do jogador ocorreu após reunião da direção e comissão técnica. O Tricolor entendeu que Luan não conseguiria atuar com regularidade numa temporada que exigirá muito.
“Eu falei que era uma questão mais humanitária (contratação do Luan). Era um ídolo e precisava ser acolhido. A não renovação não é uma decisão presidencial. Isso passa pela análise de muita gente. O Grêmio tem uma comissão técnica que não é só o treinador. O Grêmio tem um executivo de futebol, um gerente, enfim, tem mais pessoas avaliando os prós e contras. Vamos trabalhar com um plantel curto, com jogadores que podem fazer mais de uma função. Se avaliou o desempenho e se optou pela não renovação”, explicou Guerra, em entrevista ao canal do jornalista Duda Garbi no Youtube.
Na segunda passagem pelo Grêmio, Luan fez apenas cinco jogos, com nenhum gol e assistência. Foram apenas 45 minutos em campo. Em nenhum jogo, o camisa 7 foi titular.
Luan reestreou pelo Tricolor após nove meses de inatividade. Ele disputou os minutos da vitória sobre o Fluminense (2 a 1), pelo Brasileirão. O meia foi pouco utilizado por Renato Gaúcho na reta final da temporada em função da falta de ritmo.
“Colocar o Luan nessa situação, de estar totalmente sem ritmo de jogo, às vezes vou ter um a menos em campo. Se o jogo estiver decidido, é outra coisa. Num jogo pegado, fica difícil. Ele vem de um ano sem jogar. Oito, nove meses sem tocar na bola. Tem que ter muito cuidado para não expor o jogador, sofrer uma lesão ou prejudicar nosso time numa situação que os jogos têm sido difíceis”, disse Renato Gaúcho, após vitória sobre o Bahia, pelo Brasileirão.
Além de Luan, quais foram os outros jogadores do Grêmio que não renovaram contrato?
O zagueiro Bruno Alves, o meio-campista Gustavinho e os atacantes Juan Iturbe e Luis Suárez também não tiveram os contratos renovados. Os dois últimos acertaram, respectivamente, com Cerro Porteño e Inter Miami.

