Gabriel Noga, novo zagueiro do Leixões.(Divulgação Leixões)
No fechamento da janela de transferências para a Europa, o Flamengo acertou o empréstimo do zagueiro Gabriel Noga ao Leixões, da segunda divisão de Portugal. O Torcedores.com apurou que o contrato será até o final da temporada, em junho, e tem uma opção de compra de 300 mil euros, cerca de R$ 1,5 na cotação atual.
A negociação de Gabriel Noga ao Leixões marca o início do projeto do Flamengo em busca de realocar jovens da base que não terão espaço no elenco profissional. A ideia da diretoria rubro-negra é emprestar os atletas visando um lucro futuro. Noga, por exemplo, já tem outro agravante que é o limite de idade, pois tem 22 anos.
🛬 @Flamengo
— Leixões SC – Futebol, SAD (@leixoessad) January 30, 2024
🏆 Campeão do Mundo Sub17
🏆 Campeão do Brasileirão
🇧🇷 Internacional Jovem
➡️ Gabriel Noga é o novo reforço do Leixões🌊
Bem-vindo, @GabrielNoga02! 🤙 pic.twitter.com/1FSuekXuOi
O projeto consiste em pegar o atleta da base e coloca-lo em um clube profissional para ele evoluir e render uma venda com valores expressivos. Assim, o Flamengo trabalharia com empréstimos gratuitos e opções de compra com passe fixado com valores até abaixo daqueles que o clube costuma negociar. Entretanto, a chave em questão é a manutenção de grande percentual dos direitos econômicos.
Com Noga, por exemplo, o Flamengo fixou a opção de compra em 300 mil euros apenas, mas com a manutenção de 50% dos direitos do zagueiro. Ou seja, o clube aposta que esse defensor, se for comprado pelo Leixões, vai se desenvolver a pode render um valor alto futuramente.
O “case de sucesso” adotado como exemplo a ser seguido é o também zagueiro Otávio. Sem espaço no profissional, o defensor foi negociado junto ao Famalicão por 500 mil euros. À época, os valores geraram questionamentos do torcedor. Porém, nos minutos finais da janela de janeiro, o Porto efetuou a compra do jovem por 12 milhões de euros. Como o Flamengo permaneceu com 30% dos direitos, somados ao mecanismo de solidariedade da Fifa, o clube vai faturar cerca de R$ 21 milhões.
Recentemente, a ida dos dirigentes a Portugal foi para tratar sobre tais questões além de possíveis reforços para a temporada 2024. Nos últimos anos, o Flamengo tem enviado atletas ao país. Os goleiros Hugo Souza e Gabriel Batista são alguns deles.
No Brasil, o clube vê o Red Bull Bragantino como potencial parceiro nesse sentido, tendo em vista a ideia do time de Bragança Paulista em apostar em jovens atletas. Entretanto, a relação ficou estremecida devido à negociação pelo zagueiro Léo Ortiz.
Flamengo projeta saídas no meio do ano
Com a janela europeia fechada, o Flamengo projeta saídas para o meio da temporada. Nomes como o zagueiro Cleiton, o volante Igor Jesus e o atacante Werton podem ser emprestados para ganhar rodagem. O também atacante Petterson nos últimos dias deixou o Rubro-Negro e acertou com o Athletico. A opção de compra do atleta foi fixada em 3 milhões de euros.

