Vinícius Júnior em partida contra o Valencia (Créditos: Divulgação Real Madrid)
Vinícius Júnior voltou no sábado (02) ao Mestalla, estádio do Valencia onde sofreu graves injúrias raciais na temporada 2022/2023. Na partida, o atacante brasileiros estufou as redes e comemorou relembrando as Panteras Negras. Em publicação nas redes sociais, o comentarista esportivo Mauro Cezar mostrou números com o Real Madrid e criticou apoiadores do time rival.
Mauro Cezar analisa Vinícius Júnior e ofensas raciais
Em publicação na sua conta no X, antigo Twitter, o comentarista esportivo repostou os números de Vinícius Júnior em análise do Sofascore. Na postagem, o portal especializado destacou que o atacante brasileiro já disputou 11 partidas contra o Valencia, sendo 9 como titular. Nestes duelos, garantiu oito gols e uma assistência, ou seja, precisando de 92 minutos para estufar as redes e 71% de chances de conversão. Na história contra o rival, o camisa 21 teve 23 finalizações.
Na sequência, Mauro Cezar repostou um vídeo filmado por uma torcedora brasileira nas aquibancadas do Mestalla. Onde é possível ver uma família, incluindo uma criança, proferindo ofensas raciais ao brasileiro. O jornalista detonou a postura dos espanhois afirmando: “Que gente suja, imunda. Racistas convictos criando racistinhas. Seguem muito brandas as reações do Real Madrid e dos demais ante insistentes manifestações desses elementos. O Vinícius Júnior, em campo, parece sozinho nessa”.
Apesar de sofrer vários episódios raciais na Espanha, tendo apoio do Real Madrid e dos companheiros, a Justiça ainda não realizou grandes punições. No caso de Mestalla de 2023, ninguém foi responsabilizado até o momento, mostrando o problema social e pouco debatido no país europeu. Até o momento, Vinícius Júnior já foi alvo de injúrias em mais de 20 ocasiões desde sua chegada ao clube merengue e, dos casos, três já foram arquivados. Por outro lado, o Globo Esporte aponta que as que estão em julgamento estão longe de um desfecho.

