Home Esportes Olímpicos 10 medalhistas olímpicos confirmados nas Olimpíadas de Paris em 2024

10 medalhistas olímpicos confirmados nas Olimpíadas de Paris em 2024

Delegação brasileira vai para os Jogos Olímpicos deste ano com ao menos uma dezena de nomes que já conquistaram pódio

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Rebeca Andrade com medalha de ouro das Olimpíadas de Tóquio em 2021. (Créditos: Laurence Griffiths/Getty Images)

O Brasil fechou a última terça (30) com 194 atletas confirmados nas Olimpíadas de Paris em 2024. Dentre as vagas garantidas, ao menos 10 representantes da delegação brasileira já levaram medalhas em outras edições de Jogos OIimpícos: Rayssa Leal, Isaquias Queiroz, Rebeca Andrade, Rafaela Silva, Beatriz Ferreira, Alison dos Santos, Ana Marcela, Martine e Kahena, Daniel Cargnin e Bernardinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Essa dezena de nomes são também as maiores ‘esperanças’ do Brasil para superar em Paris a marca das 21 medalhas conquistadas em Tóquio, edição que teve mais vezes o país esteve no pódio. A expectativa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) é bater o feito alcançado na última disputa de Olimpíadas.

Os 10 medalhistas do Brasil que estarão nas Olimpíadas de Paris em 2024

  • Rayssa Leal, skate – Prata no skate street em Tóquio 2020;
  • Isaquias Queiroz, canoagem velocidade – Ouro (C1) em Tóquio 2020, duas pratas (C1 e C2) e um bronze em Rio 2016;
  • Rebeca Andrade, ginástica artística – Ouro no salto feminino e prata no individual geral, ambas em Tóquio 2020;
  • Rafaela Silva, judô – Ouro na categoria até 57 kg em Rio 2016;
  • Beatriz Ferreira, boxe – Prata no peso leve em Tóquio 2020;
  • Alison dos Santos, atletismo – Bronze nos 400m com barreiras em Tóquio 2020;
  • Ana Marcela, águas abertas – Ouro na categoria 10km em Tóquio 2020;
  • Martine e Kahena, vela – Dois ouros na categoria 49erFX em Rio 2016 e Tóquio 2020;
  • Daniel Cargnin, judô – Bronze na categoria peso meio-leve (66kg) em Tóquio 2020;
  • Bernardinho, vôlei masculino – Prata em Los Angeles 1984 como jogador. Já enquanto técnico: dois bronzes (Atlanta 1996 e Sidney 2000 com seleção feminina), duas pratas (Pequim 2008 e Londres 2012, com a seleção masculina), dois ouros (Atenas 2004 e Rio 2016, com a seleção masculina).

Isaquias Queiroz e Rebeca Andrade podem se tornar maiores medalhistas brasileiros

Com experiência em Olimpíadas, o canoísta e a ginasta vão para a disputa em Paris neste ano com possibilidades de escreverem seus nomes na história.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Atualmente, Isaquias Queiroz soma quatro medalhas olímpicas e vai competir em duas categorias nesta edição, tendo chance de ultrapassar Robert Scheidt e Torben Grael, ambos com cinco medalhas e atletas recordistas do Brasil.

Por sua vez, Rebeca Andrade conquistou somente duas medalhas olímpicas. Porém, a ginasta vai competir em seis categorias nas Olimpíadas de Paris em 2024. Além disso, Rebeca vem se destacando no esporte e tem boas chances de garantir pódios para a delegação brasileira.

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos na França está prevista para o dia 26 de julho, a partir das 14h30 (de Brasília). O grande evento dos esportes vai até o dia 11 de agosto.

PUBLICIDADE
Better Collective