Home Esportes Olímpicos Olimpíadas: veja quem pode trazer medalhas para o Brasil

Olimpíadas: veja quem pode trazer medalhas para o Brasil

As maiores chances estão com modalidades em que nos acostumamos a ver brasileiros no pódio, como judô e vôlei de praia

Rogério Guimarães
Geógrafo de formação, trabalho com edição e conteúdo textual desde 2008, quando ingressei no universo dos materiais da área educacional. No segmento editorial, já publiquei conteúdo que vão de manual de máquinas a livros de poesia. Sou aficionado por notícias e tudo que esteja ligado ao conhecimento.
Rebeca Andrade estará presente nas Olimpíadas de Paris 2024

Rebeca Andrade, do Time Brasil, sobe ao pódio com sua medalha de prata durante a Final de Ginástica Artística nos Jogos Pan-Americanos de Santiago 2023 (Buda Mendes/Getty Images)

O Brasil tem 169 atletas garantidos até o momento para as Olimpíadas de Paris 2024, mas ainda há chance de a delegação aumentar até julho, quando começam os Jogos. Algumas modalidades ficaram de fora, como o futebol e handebol masculino, assim como o basquete feminino. Contudo, as chances de medalhas vêm de esportes em que o Brasil mantém tradição de conquistas e com atletas que já mostraram alto nível de competitividade e vitórias anteriores.

PUBLICIDADE

Na lista de potenciais, poucos estão ao nível da prodigiosa Rebeca Andrade, que levou para casa nada menos do que cinco medalhas no Campeonato Mundial de 2023 e tem nos exercícios de solo sua especialidade. Chega às Olimpíadas de Paris com seis chances reais de medalha.

No surfe, além da presença de Luana Silva, Tatiana Weston-Webb e Tainá Hinckel, Gabriel Medina é o nome forte com chance real de trazer o ouro para o Brasil nesta Olimpíada. O vaga veio com título no ISA Games, em Porto Rico. Apesar de uma campanha irregular na temporada, continua em alto nível.

PUBLICIDADE

No boxe, Beatriz Ferreira chega com uma série invicta de 2023 e títulos no torneio da Bulgária, no Campeonato Mundial e nos Jogos Pan-Americano, estes últimos que garantiram o passaporte para a Cidade Luz.

O Brasil manterá a forte tradição de medalhas no vôlei de praia com a dupla Ana Patrícia e Duda, que chegaram ao fim de 2023 como líderes do ranking mundial e são as favoritas nas Olimpíadas de Paris 2024.

Uma das maiores judocas do país, Mayra Aguiar vem a Paris com moral após o título do Grand Slam de Tóquio em 2023, derrotando duas japonesas a israelense campeã de 2024. Quinta colocada no ranking mundial, Aguiar disputou apenas três competições em 2023 por causa de uma lesão.

Rayssa Leal é sem dúvidas uma das atletas da delegação com grande chance de trazer medalhas para o Brasil. Recebeu prata na etapa de Paris do Street League, ficou na oitava colocação no Mundial dos Emirados Árabes e nos dois mundiais, ganhou um ouro e um prata.

PUBLICIDADE