Home Futebol CBF atende apelo de clubes e decide pela paralisação do Brasileirão

CBF atende apelo de clubes e decide pela paralisação do Brasileirão

Movimento contou com a adesão de 15 equipes do Campeonato Brasileiro; medida da entidade foi tomada antes de reunião

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
CBF atende apelo de clubes e decide pela paralisação do Brasileirão

Inundações atingiram o Estádio Beira-Rio, do Internacional (Ramiro Sanchez/Getty Images)

A CBF anunciou a paralisação do Brasileirão por duas rodadas devido as enchentes que assolam o Rio Grande do Sul. A medida teve o seu início em um movimento liderado por Grêmio, Internacional e Juventude, o que influenciou outros doze times que aderiram a causa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os jogos seriam realizados nos dois próximos finais de semana. Vale ressaltar que os clubes gaúchos estão com suas partidas suspensas até dia 27 de maio e não possuem previsão de retorno às atividades no Rio Grande do Sul.

Caso não haja nova mudança, o Brasileirão Série A retorna em 1º de junho, para a 9ª rodada. Os jogos paralisados, que são referentes a 7ª e 8ª rodadas, serão remarcados no decorrer da temporada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil. Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira”, destacou a CBF em um trecho da nota publicada em seu site oficial.

“Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.”

CBF revelou clubes que pediram a paralisação

Ainda na nota oficial, a CBF listou os 15 clubes que fizeram o pedido pela suspensão dos jogos.

PUBLICIDADE

Foram eles o Atlético-GO, Atlético-MG, Athletico Paranaense, Criciúma, Cruzeiro, Cuiabá, Bahia, Juventude, Vitória, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Botafogo, Internacional e Vasco.

PUBLICIDADE

Não aparecem na lista Palmeiras, Flamengo, São Paulo, Corinthians e Red Bull Bragantino.

Nota da CBF

“Nos últimos dias, o Brasil se viu radicalmente afetado por uma tragédia ambiental sem precedentes na história, que impactou diretamente milhões de pessoas no Estado do Rio Grande do Sul e, por conseguinte, o futebol praticado no Brasil.

Nesse sentido, não se pode olvidar que o esporte e a sociedade caminham concomitantemente, não podendo se separar ainda mais em um momento tão difícil para a população brasileira.

Sendo assim, a CBF, como entidade nacional de administração do desporto, se solidariza com cada vítima desse evento catastrófico, ressaltando que está empreendendo todos os esforços, no âmbito nacional e internacional, que estão ao seu alcance para colaborar com o povo gaúcho nessa drástica crise através de ações e iniciativas, sem prejuízo de outras que ainda serão desenvolvidas, caso necessário.

PUBLICIDADE

Desse modo, após consultar os 20 clubes participantes da Série A do Campeonato Brasileiro e receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio, a CBF reitera o compromisso público assumido de transparência e diálogo pela atual gestão e suspende as rodadas 7 e 8 do certame.
Os clubes que pediram a suspensão da competição são:

(1) Atlético Clube Goianiense;
(2) Atlético Mineiro SAF;
(3) Club Athletico Paranaense;
(4) Criciúma Esporte Clube;
(5) Cruzeiro Esporte Clube SAF;
(6) Cuiabá Esporte Clube SAF;
(7) Esporte Clube Bahia SAF;
(8) Esporte Clube Juventude;
(9) Esporte Clube Vitória;
(10) Fluminense Football Club;
(11) Fortaleza Esporte Clube;
(12) Grêmio Football Porto Alegrense;
(13) SAF Botafogo;
(14) Sport Club Internacional;
(15) Vasco da Gama SAF.

Tal decisão foi baseada também no pedido feito pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), que encaminhou e endossou o pleito dos seus clubes filiados.

A CBF informa também que a reunião do Conselho Técnico Extraordinária da Série A está mantida para o dia 27 de maio. Na conferência, os clubes vão deliberar sobre aspectos técnicos das competições bem como a situação de registro e transferência de atletas, questões jurídicas com relação aos acessos às competições internacionais como Libertadores, Sul-Americana e Mundial de Clubes e questões de direitos de transmissão e patrocínios.

Os presidentes das 10 federações com clubes envolvidos na competição também estão convidados a participar”

Better Collective