Times do futebol brasileiro (Arte: Torcedores)
Perfil tradicional por organizar listas e rankings históricos do futebol mundial, o Gol del Corazón definiu no Instagram os 210 clubes mais icônicos do mundo. Entre os clubes brasileiros, o melhor escolhido pelo jornalista boliviano Diego del Barrio foi o São Paulo, seguido por Palmeiras e Flamengo.
O Tricolor Paulista foi classificado na 16ª posição na relação, enquanto o Verdão aparece em 18º e o Flamengo em 20º.
Na lista com todas as equipes do futebol mundial, o Real Madrid foi eleito o maior clube do mundo, seguido pelo Barcelona. O Bayern de Munique completa o pódio na terceira colocação.
Completam o top-10 formado pelo Gol del Corazón, pela ordem: Manchester United, Liverpool, Juventus, Milan, River Plate, Boca Juniors e Ajax. Os dois principais clubes argentinos são os melhores da América do Sul, com os ‘milionários’ em oitavo e o time xeneize em nono lugar.
Ainda aparecem na frente do SPFC, entre a 11ª e a 15ª colocação, as seguintes equipes: Internazionale de Milão, Porto, Independiente, Arsenal e Benfica.
Outros brasileiros além de SPFC, Palmeiras e Flamengo
Os demais brasileiros que figuram no ranking dos 210 clubes mais icônicos do mundo: Corinthians (24º), Santos (25º), Grêmio (31º), Internacional (33º), Cruzeiro (44º), Vasco (46º), Atlético-MG (48º), Fluminense (56º), Botafogo (78º) e Athletico (88º) no top-100.
Os últimos times do Brasil citados por Diego del Barrio são: Bahia (127º), Goiás (140º), Vitória (163º), Coritiba (169º), Sport (173º) e Fortaleza (192º).
Alguns torcedores discordaram do ranking do perfil nos comentários da postagem. “Porque Vasco depois de clubes que nunca ganharam competições continentais como Bilbao? Além do mais, o Campeonato Brasileiro é muito mais difícil que La Liga”, protestou o torcedor vascaíno Cláudio Carvalho, discordando da posição do Athletic Bilbao, que ficou na frente do Cruz-maltino em 45º lugar.
“Em qual critério o Arsenal é maior que o São Paulo? Nem Champions eles tem”, ironizou o perfil São Paulo FC Clubista.

