Home Futebol Seleção brasileira tem 56% de aproveitamento em estreias de treinadores neste século; relembre todas

Seleção brasileira tem 56% de aproveitamento em estreias de treinadores neste século; relembre todas

O Brasil entra em campo pelas Eliminatórias com Carlo Ancelotti no comando técnico pela primeira vez

André Salem
Jornalista desde 2016, redator do Torcedores.com desde 2022. Apaixonado pelo futebol brasileiro, escrevo principalmente sobre o Brasileirão Série A.
Seleção brasileira tem 56% de aproveitamento em estreias de treinadores neste século; relembre todas

Ancelotti em treino da seleção brasileira (@rafaelribeirorio I CBF)

Na quinta-feira (05), às 20h (de Brasília), a seleção brasileira entra em campo diante do Equador, pela 15ª rodada das Eliminatórias, podendo garantir vaga na próxima Copa do Mundo nesta Data Fifa. E esse primeiro jogo será especial, já que conta com a estreia de Carlo Ancelotti no comando técnico do Brasil. O italiano deixou o Real Madrid no final da temporada europeia e chega para substituir Dorival Júnior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Este será o nono técnico diferente a comandar a seleção brasileira neste século (desde 2001), sendo o 11° trabalho, já que Felipão e Dunga tiveram duas passagens. E o Brasil nem sempre se da bem em estreias de treinadores, tendo um aproveitamento de 56,6%. Em dez jogos, foram cinco vitórias, dois empates e três derrotas.

Curiosamente, Luiz Felipe Scolari, último técnico campeão da Copa do Mundo, perdeu nas suas duas estreias, para Uruguai e Inglaterra, provando que o início do trabalho não é determinante para ter sucesso no futuro. O outro estreante a perder foi Ramon Menezes, em 2023, onde saiu derrotado para o Marrocos. Quem também tropeçou, mas com empate, foi Parreira em 2003 e Dunga em 2006, contra China e Noruega, respectivamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Quem estreou vencendo

Dorival Júnior, último comandante da seleção, começou o seu trabalho com o pé direito, vencendo a Inglaterra por 1 a 0, fora de casa, em amistoso disputado ano passado. Além dele, outros quatro treinadores deste século também tiveram uma vitória na estreia: Mano Menezes, Dunga, Tite e Fernando Diniz.

Mano derrotou os Estados Unidos no seu primeiro jogo, em 2010, por 2 a 0, com gols de Neymar e Pato. Já Dunga, obteve êxito no início do seu trabalho na sua segunda passagem, em 2014, vencendo a Colômbia por 1 a 0. Tite, que comandou o Brasil em duas Copas do Mundo, venceu o Equador por 3 a 0, mesmo adversário que Ancelotti terá no seu primeiro jogo.

Por fim, Fernando Diniz foi quem proporcionou a maior goleada em estreias neste século. A seleção pentacampeã do mundo venceu a Bolívia por 5 a 1, em 2023, com gols de Neymar (2), Rodrygo (2) e Raphinha. Neste jogo, o atual camisa 10 do Santos se isolou como o maior artilheiro da história da seleção brasileira.

PUBLICIDADE

Estreias dos técnicos da seleção brasileira no século

  • Felipão: Brasil 0 x 1 Uruguai (2001)
  • Parreira: Brasil 0 x 0 China (2003)
  • Dunga: Brasil 1 x 1 Noruega (2006)
  • Mano Menezes: Brasil 2 x 0 Estados Unidos (2010)
  • Felipão: Brasil 1 x 2 Inglaterra (2013)
  • Dunga: Brasil 1 x 0 Colômbia (2014)
  • Tite: Brasil 3 x 0 Equador (2016)
  • Ramon Menezes: Brasil 1 x 2 Marrocos (2023)
  • Fenando Diniz: Brasil 5 x 1 Bolívia (2023)
  • Dorival Júnior: Brasil 1 x 0 Inglaterra (2024)
Better Collective