Pep Guardiola durante jogo do Manchester City (Divulgação)
Pep Guardiola negou que há uma disparidade entre os clubes europeus com os sul-americanos. Em entrevista para a Cazé TV após vitória do Manchester City por 2 a 0, o treinador espanhol enalteceu o nível dos times brasileiros e citou o poder econômico como um dos motivos para Europa estar acima do resto do futebol mundial.
“Não (tem um abismo de níveis). A gente pode transformar isso em algo geral. Os time sul-americanos têm uma identidade. A gente vê os jogadores vindo à Europa porque os contratos são maiores, mais dinheiro, talvez por isso eles venham”, refletiu o três vezes campeão da Champions League, que prosseguiu:
“Mas vocês viram, a Argentina foi campeã do mundo, o Brasil, enfim, não importa, a Colômbia… Todos os times têm fortes jogadores, então eu não estou comprando esse discurso, não”, opinou Guardiola sobre o debate que cresceu nos últimos dias com o começo da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Brasil em alta no Mundial de Clubes
De forma geral, os times da Europa não brilharam na primeira rodada do Mundial de Clubes e alguns passaram sufoco, como são os casos da Inter de Milão, Real Madrid, Benfica, Porto e Borussia Dortmund, que ficaram apenas no empate.
Por outro lado, os brasileiros foram bem na primeira rodada. Botafogo e Flamengo venceram, enquanto Fluminense e Palmeiras empataram, mas foram amplamente superiores a Borussia e Porto, respectivamente. O início empolgou os torcedores, porém o favoritismo ainda pertence aos europeus.
Novos confrontos entre o futebol brasileiro e a Europa irá ocorrer nos próximos dias: o Glorioso tem a difícil missão de duelar com o PSG, o campeão da Champions League, nesta quinta-feira (19), às 22h (de Brasília); na sexta (20), o Rubro-Negro mede forças com o Chelsea, da Inglaterra, às 15h.
Guardiola elogia Ancelotti, o novo treinador da seleção brasileira
Dois dos melhores treinadores da história do futebol, Pep Guardiola e Carlo Ancelotti tiveram grandes confrontos ao longo dos últimos anos. O comandante do City rasgou elogios ao italiano e cravou que o ex-Real Madrid tem tudo para fazer um grande trabalho na seleção brasileira.
“É um grande técnico, obviamente eu desejo o melhor a ele. Na seleção às vezes é complicado porque você não tem muito tempo para se adaptar, mas claro que tem tudo que dar certo”, comentou o técnico.

