Home Futebol São Paulo tem advertência do STJD por causa de excesso de crianças em campo na estreia do Brasileirão

São Paulo tem advertência do STJD por causa de excesso de crianças em campo na estreia do Brasileirão

Tricolor teria descumprido contra o Sport regras sobre presença de crianças antes em cerimonial antes de partidas do Brasileirão

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
São Paulo tem advertência do STJD por causa de excesso de crianças em campo na estreia do Brasileirão

Tricolor recebeu punição do STJD por descumprir regra (Foto: Rubens Chiri e Paulo Pinto/Saopaulofc.net)

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu advertir o São Paulo nesta semana por descumprimento às regras quanto à presença de crianças no gramado em jogos do Brasileirão. Tal advertência vem de um caso ocorrido na estreia da equipe na competição, diante do Sport.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entenda o caso

A punição ao Tricolor veio em julgamento de um recurso relativo ao caso, que na primeira instância da corte, havia lhe absolvido. No entanto, o Pleno do tribunal decidiu por alterar a punição e preferir por advertir o clube pela infração cometida no duelo contra os pernambucanos, sem qualquer outra punição financeira ou restrição.

Segundo o Regulamento Geral de Competições da CBF, em seu artigo 47, o máximo permitido de crianças permitidas no cerimonial de entrada em campo dos times é de 22 por equipe no Brasileirão. Na partida contra o Sport, o número de são-paulinos que acompanharam os atletas da equipe quando chegaram ao gramado do MorumBis foi de 38.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Advogado contesta rigor

Com isto, o caso foi para o STJD, e isto causou certa surpresa no São Paulo pela decisão do tribunal de apreciar o caso. Durante sua intervenção na audiência, o advogado do clube, Pedro Moreira, afirmou nunca ter visto a CBF fazer qualquer tipo de cobrança em relação ao cumprimento destas regras no Brasileirão.

“Essa previsão no protocolo de entrada sempre existiu no regulamento e acredito que exista desde o começo da Série A. Porém, nunca houve uma cobrança como esta na regra. Os clubes sempre viram essa norma como uma mera recomendação. Sabemos que os grandes clubes do país tem uma fila de quase seis meses para que as crianças entrem em campo e, no dia do jogo, chegam mais crianças com pedidos de autoridades”, disse Moreira segundo o GE.

“Eu nunca vi incidente algum com crianças e sempre ocorreu da melhor forma possível. Essa denúncia ao São Paulo foi feita na primeira rodada e não houve e-mail, ofício, nada enviado aos clubes de que esta norma estaria em vigor”, completou o advogado.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE
Better Collective