Home Futebol Feminino Legado, importância e referência: Marta marca transição de gerações na seleção brasileira na Copa América Feminina

Legado, importância e referência: Marta marca transição de gerações na seleção brasileira na Copa América Feminina

Marta venceu a competição com a seleção brasileira em 3 oportunidades, e agora faz seu retorno para a Amarelinha buscando mais uma taça para sua galeria

Thiago Guedes
Thiago Guedes, jornalista natural de São Paulo, especializado na cobertura dos grandes clubes do estado, bem como do futebol italiano e inglês. Apaixonado pelo ambiente esportivo, é frequentador assíduo dos estádios, onde se especializou em coberturas ao vivo de partidas. Além de jornalista, Thiago é um fotógrafo profissional com experiência em diversas áreas do ramo. Atualmente, contribui para o Torcedores.com, onde escreve sobre os principais temas do esporte nacional e internacional.
Legado, importância e referência: Marta marca transição de gerações na seleção brasileira na Copa América Feminina

Marta pela Seleção Brasileira Feminina (Fotos : Lívia Villas Boas / CBF)

Sem sombra de dúvidas, o maior nome do futebol feminino no Brasil é Marta. Eleita melhor do mundo em seis oportunidades pela FIFA (2006, 2007, 2008, 2009, 2010 e 2018), a atacante é a maior referência da modalidade e se tornou inspiração para uma nova geração de jogadoras.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Pela seleção brasileira feminina, Marta marcou época e se tornou o maior nome da história indiscutivelmente. Nos jogos olímpicos de Paris, em 2024, ela anunciou o fim de sua passagem com a camisa da Amarelinha, porém, fez seu retorno recentemente e vai disputar mais uma Copa América com a seleção.

No torneio continental, ela já venceu em 3 oportunidades (2003, 2010 e 2018) e é peça chave para uma nova conquista da seleção em 2025, unindo sua habilidade, experiência e liderança dentro de campo para guiar a nova geração de jogadoras da Amarelinha.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O atual momento da seleção brasileira feminina é de renovação, com muitos nomes novos sob comando de Arthur Elias, por isso, a convocação de Marta se torna ainda mais especial, já que a jogadora lendária é vista como a referência principal no elenco.

Futuro de Marta e atual momento

Aos 39 anos, ainda é incerto dizer se Marta já está pensando no fim da carreira, porém, ela deixa em aberto a chance de disputar mais uma Copa do Mundo em 2027, que terá sede no Brasil.

Atualmente no Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde também cumpre papel de liderança e é nome crucial no elenco, Marta também deixa em aberto a possibilidade de voltar a jogar no Futebol Brasileiro. Ela chegou a ser vinculada ao Corinthians nos últimos anos, porém, nada avançou.

PUBLICIDADE

Quando a seleção faz sua estreia?

A seleção brasileira feminina fará sua grande estreia na Copa América Feminina no dia 13 de julho, contra a seleção da Venezuela. A bola vai rolar às 20h da noite, no horário de Brasília.

PUBLICIDADE
Better Collective