Disputa de bola entre Alan Patrick e Hugo Moura (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Em jogo emocionante no Beira-Rio, Internacional e Vasco empataram em 1 a 1, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com uma equipe superior em cada tempo, Rayan abriu o placar para os cariocas, e Carbonero empatou já nos acréscimos da segunda etapa.
O empate quebrou a sequência de três vitórias consecutivas do Internacional. Com o ponto conquistado, o Colorado se manteve na 10ª colocação, com 21 pontos. Já o Vasco continua sem vencer desde a volta do Mundial de Clubes. O Cruzmaltino é a primeira equipe fora da zona de rebaixamento, ocupando a 16ª posição, com 15 pontos.
Primeiro tempo movimentado com vantagem vascaína
O primeiro tempo no Beira-Rio foi bastante movimentado. Por 30 minutos, o Vasco foi superior ao Internacional, mesmo jogando fora de casa. Fiel à característica de Fernando Diniz, a equipe carioca colocou a bola no chão e se sobressaiu ao adversário até marcar o gol com Rayan, que partiu pela direita e bateu rasteiro, cruzado. Rochet tentou evitar com a perna direita, mas não foi o suficiente.
Após meia hora de jogo e em desvantagem no placar, o Colorado começou a criar suas chances. Gustavo Prado, aos 36, exigiu uma grande defesa do goleiro Léo Jardim, com um chute de fora da área no ângulo esquerdo. Na sequência, aos 37, Clayton Sampaio acertou a trave de cabeça, na cobrança de escanteio.
Na reta final, uma chance perigosa para cada equipe. O Vasco voltou a ameaçar com David, aos 44, que exigiu grande defesa de Rochet em um forte chute de fora da área, no canto direito rasteiro. Já Alan Patrick, nos acréscimos, acertou o travessão em cobrança de falta.
Segundo tempo com cenário diferente e empate colorado
No segundo tempo, o Internacional foi dono do jogo. Carbonero entrou no lugar de Gustavo Prado e teve papel importante na equipe de Porto Alegre. Aos 23 minutos, o colombiano acertou uma bola no travessão. O Colorado dominava as ações, mas o Vasco chegou a marcar com Vegetti, o centroavante argentino, no entanto, estava em posição irregular.
A partida seguiu com os donos da casa pressionando e criando chances perigosas. Wesley teve um chute desviado pela defesa, enquanto Bernabei finalizou após rebote de escanteio, mas parou em boa defesa de Léo Jardim.
O ponto de virada da partida aconteceu aos 40 minutos, quando o goleiro Léo Jardim, do Vasco, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso por, na avaliação do árbitro Flávio Rodrigues de Souza, estar fazendo cera. Com um jogador a mais, o Inter chegou ao empate com Carbonero, já após os 45 minutos. O colombiano finalizou de chapa, no canto esquerdo, de dentro da grande área. Foi o segundo gol consecutivo do atacante, que já havia marcado contra o Santos.
Torcedores lamentam resultado
Os colorados estavam com as expectativas altas para a partida. Vindo de três vitórias consecutivas, a esperança era conquistar o quarto resultado positivo seguido. Por isso, o resultado final gerou protestos nas redes sociais. Um dos torcedores escreveu: “Jogo pra 3 pontos. Subir na tabela e mirar no G8. Mas o nosso treinador não gosta. Postura de time de série C no primeiro tempo.”
Como já evidenciado nos comentários acima, a falta de intensidade e ritmo no primeiro tempo revoltou a torcida, que gostaria que o time buscasse o resultado desde o início, e não precisasse correr atrás do placar, como foi o que aconteceu.
Próximos compromissos
Com o apito final, ambas as equipes deixam momentaneamente o Campeonato Brasileiro e voltam suas atenções para a Copa do Brasil. O Internacional recebe o Fluminense na quarta-feira (30), no Beira-Rio, às 21h30. No mesmo dia, às 19h, o Vasco enfrenta o CSA, em Alagoas. As partidas são válidas pelos jogos de ida das oitavas de final.
Ficha técnica – Internacional 1×1 Vasco (Brasileirão 2025)
Data: 27 de julho de 2025 (domingo).
Horário: 18h30 (Horário de Brasília).
Local: Beira-Rio (Porto Alegre – RS).
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Cartões amarelos: Clayton Sampaio (Internacional); Paulo Henrique, Thiago Mendes (Vasco).
Cartão vermelho: Léo Jardim (Vasco).
Gols: Carbonero (Internacional); Rayan (Vasco).
Escalação do Internacional: Rochet; Aguirre, Clayton Sampaio, Victor Gabriel, Bernabei; Thiago Maia, Bruno Henrique (Bruno Tabata), Alan Patrick (Vitinho); Gustavo Prado (Carbonero), Wesley (Raykkonen), Borré. Técnico: Roger Machado.
Escalação do Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, Maurício Lemos, Lucas Freitas, Lucas Piton (Victor Luís); Hugo Moura, Tchê Tchê (Luiz Gustavo), Nuno Moreira (Daniel Fuzato); Rayan (Garré), David (Thiago Mendes), Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.

