Home DESTAQUE João Fonseca avança após abandono de Alejandro Fokina no Masters 1000 de Cincinnati

João Fonseca avança após abandono de Alejandro Fokina no Masters 1000 de Cincinnati

Brasileiro de 18 anos salvou desvantagem no segundo set, contou com problemas físicos do espanhol e chega à terceira rodada em Cincinnati após 21 anos sem um representante nacional

Jamis Gomes Jr.
Repórter no Torcedores.com. Licenciado em Literatura Inglesa. Jornalista com passagens por Quinto Quarto, Blog de Escalada, Minha Torcida, Futebol Interior, Techpost, Esportelândia, Surto Olímpico, entre outros. Coberturas esportivas no Rio Open, Superliga, NBB, WSL e mais. Escrevo crônicas com alma — onde o esporte encontra a poesia e a verdade.
João Fonseca avança após abandono de Alejandro Fokina no Masters 1000 de Cincinnati

O brasileiro João Fonseca em ação. (Foto de Matthew Stockman/Getty Images)

João Fonseca viveu uma montanha-russa no duelo contra Alejandro Davidovich Fokina, neste sábado (9), pelo Masters 1000 de Cincinnati. O jovem brasileiro, número 49 do mundo, cometeu 23 erros não forçados no primeiro set e outros 13 no início da segunda parcial. O desempenho irregular facilitou a vida do espanhol, 18º do ranking, que abriu 7/6(4) e chegou a liderar por 4/0 no segundo set.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

João Fonseca começa mal, mas busca reação no segundo set

Apesar do cenário adverso, João Fonseca manteve a cabeça no lugar, devolveu as quebras e aproveitou problemas físicos do rival para virar o placar. No momento em que liderava por 5/4, viu Fokina abandonar a partida, garantindo sua vaga na terceira rodada.

A partida começou com quebras de saque para ambos no segundo e no terceiro games. Depois disso, os sacadores passaram a dominar. No nono game, João Fonseca se complicou com uma dupla falta e deu a chance ao espanhol de quebrar, o que se confirmou após erro de direita.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fokina, porém, devolveu o presente no game seguinte, cometendo erros e sofrendo a quebra. A decisão foi ao tie-break, onde o europeu abriu 3/0 e manteve a vantagem até fechar em 7/6(4). Fonseca terminou a parcial com 23 erros não forçados, sendo 14 de direita.

Reação e abandono no segundo set

O início do segundo set parecia um roteiro repetido: erros do brasileiro e domínio de Fokina, que chegou a 4/0. Mas Fonseca aproveitou uma queda no ritmo do adversário e devolveu as duas quebras, igualando em 4/4. Com dificuldades físicas, o espanhol foi quebrado novamente no nono game. Sem condições de seguir, caminhou até a rede e abandonou o jogo.

Campanha histórica e próximo desafio

Com o resultado, a superestrela João Fonseca iguala sua melhor campanha em um Masters 1000, havia chegado à terceira rodada em Miami, e se torna o primeiro brasileiro a atingir essa fase em Cincinnati desde Flávio Saretta, em 2003.

PUBLICIDADE

Esta também foi sua quarta vitória sobre jogadores do top 20, quebrando um jejum que durava desde março, quando superou Ugo Humbert. Na próxima fase, Fonseca enfrenta o vencedor do duelo entre o italiano Flavio Cobolli e o francês Terence Atmane. A título de informação, Bia Haddad perdeu no simples hoje mais cedo.

PUBLICIDADE
Better Collective