Neymar e Lucas Silva dividem a bola durante a partida. (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Na noite deste domingo (10), o Santos venceu o Cruzeiro por 2 a 1 no Mineirão, pela 19ª rodada do Brasileirão. Fabrício Bruno abriu o placar no primeiro tempo de cabeça, já o Peixe empatou na segunda etapa com Guilherme Augusto. No fim da partida, Caballero marcou o gol da virada do Alvinegro Praiano.
Com essa vitória fora de casa, o Santos vai a 21 pontos e abre 5 de vantagem sobre o Vasco, que é o primeiro dentro da zona de rebaixamento. Enquanto isso, o Cruzeiro fica com 37 pontos e deixa o Flamengo desgarrar na briga pela liderança do Brasileirão, com 40.
1º tempo: Cruzeiro pressiona e sai na frente
No primeiro tempo, o Cruzeiro mandou na partida e pressionou o Santos em seu campo de defesa. As melhores chances de gol foram da Raposa, que estava impondo seu ritmo de jogo no Mineirão. A melhor chance do Peixe foi em um erro de saída de bola do time da casa, que Guilherme rolou para Neymar dentro da área, mas o craque isolou.
Assim, o Cruzeiro aproveitou sua pressão enorme e tratou de sair na frente do placar. Em uma cobrança de falta do lado direito, Wanderson colocou a bola na cabeça de Fabrício Bruno. Assim, o zagueiro cabeceou forte e fez 1 a 0 para a Raposa.
2º tempo: Santos melhora e sai na frente
Apesar do Cruzeiro jogar melhor no primeiro tempo, o Santos voltou mais ligado na segunda etapa. Assim, aos 17 minutos, o Peixe chegou com perigo, com Caballero na direita cruzando para a área. Portanto, a bola ficou limpa para Guilherme Augusto, na segunda trave, empurrar para as redes e empatar por 1 a 1.
No entanto, o Cruzeiro conseguiu marcar mais um gol três minutos depois do Santos empatar. Kaio Jorge recebeu a bola e fez um golaço para recolocar a Raposa na frente. Porém, o VAR pegou uma falta de Matheus Pereira no início da jogada e o árbitro anulou o gol, mantendo 1 a 1 no placar.
E Caballero foi mesmo o herói do Peixe na partida. Ele entrou durante o intervalo e já tinha dado a assistência no gol de empate. Assim, Guilherme Augusto retribuiu o favor e fez uma bela jogada para soltar a bola no paraguaio, que bateu forte na saída de Cássio e fez 2 a 1. Dessa forma, ele consagrou o técnico Cléber Xavier, que o colocou na partida.
Ficha técnica – Cruzeiro 1 x 2 Santos (Brasileirão 2025)
Data: 10 de agosto de 2025 (domingo).
Horário: 18h30 (Horário de Brasília).
Local: Mineirão (Belo Horizonte – MG).
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO).
Cartões amarelos: Villalba, Lucas Romero, Christian, Kaiki, Matheus Pereira (Cruzeiro), Tomás Rincón, Neymar, Caballero e Zé Rafael (Santos).
Gols: Fabrício Bruno (Cruzeiro), Guilherme e Caballero (Santos).
Escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Gabigol) e Lucas Silva; Christian (Matheus Henrique), Matheus Pereira e Wanderson (Marquinhos); Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Escalação do Santos: Gabriel Brazão; Mayke, Luis Fellipe, Gil e Souza; Bontempo e Tomás Rincón (Zé Rafael); Guilherme (Escobar), Rollheiser (Tiquinho Soares) e Barreal (Caballero); Neymar (João Schmidt). Técnico: Cléber Xavier.

