Home Futebol Murilo exalta Abel Braga e relembra título na base do Internacional: “Torço pelo sucesso do clube”

Murilo exalta Abel Braga e relembra título na base do Internacional: “Torço pelo sucesso do clube”

Atacante foi campeão brasileiro sub-20 pelo Colorado e atuou no Botafogo antes de passar pelo futebol português, espanhol e japonês

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e escreveu para o portal de automobilismo Nas Pistas em 2023 e 2024.
Murilo exalta Abel Braga e relembra título na base do Internacional: “Torço pelo sucesso do clube”

Murilo, ex-atacante de Internacional e Botafogo (Divulgação/Kyoto Sanga)

Murilo despontou no futebol como uma das maiores promessas do Internacional. O atacante brilhou no Brasileirão Sub-20 de 2013, sendo naquela temporada o melhor jogador e artilheiro da competição vencida pelo Colorado. Na final contra o Palmeiras disputada no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre, marcou o segundo gol que fechou o placar em 2 a 0 a favor do time gaúcho, em meio a um momento familiar delicado através da internação de sua mãe.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Porém, o atleta que surgiu no Caxias não permaneceria no Beira-Rio, se transferindo para o Botafogo na temporada seguinte. Entretanto, não conseguiu impedir o rebaixamento do Fogão no Brasileirão Série A de 2014. Posteriormente, Murilo rodaria por vários clubes antes de ganhar o mundo.

Desde 2017 no exterior, o ponteiro jogaria por equipes como Nacional da Madeira, Braga, Sporting Gijón, Mallorca e Gil Vicente. Na última temporada, defendeu o Kyoto Sanga, que disputa a primeira divisão do Campeonato Japonês. O atacante, atualmente com 30 anos, está livre do mercado desde 31 de julho, quando acabou o contrato com a equipe asiática.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em entrevista exclusiva para o Torcedores.com, Murilo fala sobre seu carinho pelo Internacional, demonstrando gratidão pelo técnico Abel Braga, com quem chegou a trabalhar no time profissional colorado, em 2014.

O jogador também elogiou o lateral-direito William, atualmente no Cruzeiro de Leonardo Jardim, seu companheiro no título brasileiro de base há 12 anos. Entre os planos para o futuro, está uma volta para o Brasil, de onde está distante há oito temporadas.

Murilo foi visitar sua mãe no hospital depois de marcar gol do título

Torcedores: Você foi campeão brasileiro sub-20 pelo Inter em 2013, sendo artilheiro, eleito o craque da competição e marcando o segundo gol que confirmou o título na final contra o Palmeiras vencida por 2 a 0. Do que você se lembra daquela decisão no Passo D’Areia?
Murilo: Lembro muito bem, foi uma grande competição, muitos jogadores que após esse Brasileiro surgiram pro futebol profissional. Nós queríamos muito o título, eu queria muito, e as coisas foram acontecendo positivamente, os gols foram acontecendo de forma natural. E a final foi um grande jogo, Palmeiras tinha uma defesa muito forte e precisamos de bola parada pra abrir o placar. Nos últimos minutos, minha estrela brilhou e fui coroado com um lindo gol por cobertura. Foi uma noite inesquecível, título e mais três troféus individuais, fui correndo pro hospital abraçar minha mãe que estava internada. Foi muito especial.

Torcedores: Você ainda mantém contato com os jogadores do Inter campeão sub-20? Se sim, com quem? O William, por exemplo, é um dos que estão brilhando atualmente.
Murilo: Sim, com a grande maioria ainda mantenho contato, claro que as redes sociais ajudam bastante a acompanhar os ex companheiros. Inclusive o William que está em grande momento no Brasil.

PUBLICIDADE

Gratidão pelo Internacional e razão para queda do Botafogo

Torcedores: Você foi considerado uma das grandes promessas da base do Inter, mas não teve muitas chances no profissional. Acha que poderia ter sido melhor aproveitado?
Murilo: Acho que a grande maioria dos jogadores vivem esse momento de tensão quando está na porta do profissional, eu vivi grandes momentos no Inter, tenho muita gratidão pelo Abel Braga, participei de alguns jogos pelo profissional. O clube na época tinha um grande elenco, estava bem financeiramente e era realmente difícil ter espaço. Mas o futebol é isso, são decisões que temos que tomar, e eu preferi sair. Não tenho mágoa de ninguém no clube. Acompanho até hoje e torço pelo sucesso do clube que me colocou no mapa.

Torcedores: Você chegou a fazer parte do elenco do Botafogo que caiu para a Série B em 2014. Como era o clima no clube naquela época e ao que atribui o descenso?
Murilo: Lembro que o grupo era realmente unido, todos entendiam o momento do clube financeiramente e cada um se ajudava. Obviamente alguns mais inconformados do que outros, mas ninguém deixava de correr e se esforçar o máximo. Tínhamos time para ficar na primeira divisão com certeza. Mas no final, infelizmente não conseguimos. A perda de muitos pontos no primeiro turno, creio que foi o principal motivo.

Torcedores: O Inter hoje vive um momento oposto de quando você foi campeão brasileiro sub-20 em 2013. Recentemente, o Colorado foi rebaixado na categoria na edição atual da competição. Do Japão, você segue acompanhando o Inter?
Murilo: As categorias de base eu acompanho pouco, porém o profissional acompanho quase sempre, não só o Inter, como o futebol brasileiro como um todo. Mas lembro que na nossa época, éramos das principais categorias de base do país, todos os anos conquistávamos algo importante.

PUBLICIDADE

“O Brasil sempre estará na pauta”

Torcedores: Após passagens pela Europa e pelo Japão, como é a experiência de jogar fora do país? Tem a ideia de voltar a atuar no futebol brasileiro?
Murilo: Me considero um privilegiado, de jogar em grandes países, clubes de alto nível e estrutura. Conquistei títulos aqui, então acredito que tem dado muito certo. Sempre sonhei em jogar fora, disputar grandes competições, atuar em grandes estádios. O Japão foi uma experiência incrível, um futebol que é de muita qualidade e uma liga muito forte, me surpreendeu demais positivamente. Agora estou em um momento livre no mercado, avaliando algumas situações, e em breve devo definir o meu futuro. O Brasil sempre estará em pauta. É meu país, saí em 2017, e em algum momento retorno vai acontecer, tenho certeza.

Better Collective