Richard, do Internacional, foi um dos titulares da equipe colorada (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Priorizando o jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América, que acontece na próxima quarta-feira (20), o técnico Roger Machado optou por poupar os jogadores titulares na partida entre o Internacional e o mesmo Flamengo que enfrentará na competição continental. O resultado foi uma derrota para o Colorado, que viu o líder do Brasileirão vencer por 3 a 1 em Porto Alegre.
Na escalação utilizada neste domingo (17), Roger Machado manteve apenas Braian Aguirre entre os titulares, e ainda o improvisou na lateral esquerda, lado oposto à sua posição de origem. Nem mesmo o goleiro Rochet foi utilizado, com Anthoni recebendo a oportunidade. As escolhas do treinador foram alvo de críticas do apresentador e comentarista Leonardo Meneghetti.
Meneghetti detona estratégia do Internacional
Antes mesmo da partida, quando as informações pré-jogo já indicavam que Roger Machado pouparia os titulares neste domingo, Leonardo Meneghetti criticou a decisão do treinador. Após o resultado negativo, as críticas aumentaram, e ele definiu a escolha como uma “estratégia burra”.
“Começar diante do Flamengo com um time completamente reserva, um único titular deslocado, consequência: foi um passeio Rubro-Negro dentro do estádio Beira-Rio […] colocou um time completamente despreparado, que nunca jogou junto, aliás, na saída do intervalo, o Richard falava isso. O Flamengo fez 2 a 0, tirou o pé e ficou tocando a bola. O Flamengo fez no Beira-Rio um treinamento de luxo”, disparou.
Meneghetti disse que entendeu a preservação de Alan Patrick, que está com sobrecarga de jogos, e afirmou que compreenderia se dois ou três titulares fossem poupados, mas não todos. O apresentador também direcionou as críticas à diretoria, por fazer parte do processo de decisão.
Colocar titulares foi outro erro
Na segunda etapa do jogo, quando já perdia por 3 a 0, Roger Machado colocou cinco jogadores considerados titulares em campo, Alan Rodríguez, Wesley, Bernabei, Thiago Maia e Ricardo Mathias. Meneghetti considerou isso outro erro, por colocar em risco os atletas com o resultado já perdido. “Faltou ainda mais estratégia e inteligência para o técnico do Internacional, porque, mesmo colocando os jogadores já na metade do segundo tempo, ainda assim correu o risco de uma lesão muscular”, afirmou.
Resultado impacta na Libertadores
Roger Machado disse na coletiva que a mobilização será realizada de maneira diferente, mas Meneghetti enxerga que o resultado no Brasileirão tem impacto na Libertadores. “O 1 a 3 vai para este ambiente. A dúvida do torcedor sobre as estratégias do Roger, o descontentamento também vai para o ambiente de quarta-feira, quem perdeu foi o time do Inter”, concluiu.

