Taça da Copa Libertadores da América (Reprodução Instagram Conmebol)
Com a luta pelo título do Brasileirão praticamente restrita ao Flamengo, Palmeiras e Cruzeiro, os demais times da competição nacional tem como foco garantir sua participação na próxima edição da Copa Libertadores da América. E dois clubes ampliaram suas chances com os resultados recentes.
O Mirassol, que tinha mais de 78% de chances na 22ª rodada agora passou de 86% conforme dados do site Probabilidades no Futebol da UFMG. Já o São Paulo saiu de um percentual superior a 30% para quase 48%. Por outro lado, Bahia, Botafogo, Fluminense foram alguns dos times que tiveram uma queda nas suas chances de disputar a Libertadores em 2026 após tropeços recentes.
Chances de vaga na Libertadores após a 23ª rodada do Brasileirão
- Flamengo – 99.92%
- Palmeiras – 99.52%
- Cruzeiro – 99.37%
- Mirassol – 86.3%
- Bahia – 69.6%
- Botafogo – 55.9%
- São Paulo – 47.6%
- Fluminense – 10.2%
- Red Bull Bragantino – 8.9%
- Corinthians – 5.6%
- Internacional – 4.9
- Atlético-MG – 3.9%
- Ceará – 4.1%
- Grêmio – 2.6%
Santos, Vasco, Juventude, Vitória, Fortaleza e Sport aparecem com menos de 1% de vaga na próxima edição da Copa Libertadores da América.
Chance de mais vagas na competição internacional
O Brasil tem direito a seis representantes na Copa Libertadores da América através do Brasileirão. Porém essas vagas podem ser ampliadas por conta da Copa Sul-Americana, Copa do Brasil e a própria Libertadores, dependendo da equipe campeã nessas Copas citadas.
Para que o Campeonato Brasileiro possa classificar mais equipes, será necessário que o campeão dos torneios citados acima esteja dentro da zona de classificação da Libertadores pelo campeonato nacional. O cenário atual hoje tem:
- Libertadores – Flamengo, Palmeiras e São Paulo
- Copa Sul-Americana – Atlético-MG e Fluminense
- Copa do Brasil – Corinthians, Cruzeiro, Fluminense e Vasco
Pensando pelas chances atuais dentro do Brasileirão, um eventual título de Flamengo, Palmeiras e/ou Cruzeiro teria mais possibilidade de abrir vagas no Campeonato Brasileiro. Isso porque dificilmente esses três clubes irão encerrar o torneio abaixo da 6ª colocação.

