Gerson, em jogo da seleção brasileira (Rafael Ribeiro/CBF)
Gerson, comprado por 25 milhões de euros (R$ 156 milhões), ainda não engrenou no Zenit. Chegando ao clube russo após brilhar pelo Flamengo, time em que era capitão e titular absoluto, o ‘Coringa’ vive uma situação inesperada. Isso porque, nos últimos quatro jogos, sequer houve uma presença no grupo de relacionados, algo que logo se tornou assunto nas redes sociais.
Sem condições de entrar em campo, Gerson ficou fora do banco contra FC Akhmat Grozny (Copa da Rússia), Baltika (Campeonato Russo), Novgorod (Campeonato Russo) e Orenburg (Copa da Rússia) depois de avaliação do departamento médico do Zenit. Ao todo, na atual temporada, o brasileiro disputou seis partidas (340 minutos em campo) sem gols ou assistências.
“Ele não está em treinamento completo no momento, e a rapidez com que ele retornará dependerá de quão rápido ele estiver em forma e de quando a equipe médica estiver pronta para deixá-lo jogar.”, afirmou Sergey Semak, técnico do Zenit.
Gerson no Palmeiras? Torcedores apostam em volta ao Brasil
Fora da última convocação de Ancelotti, Gerson possui um risco elevado de ficar fora da Copa do Mundo. Neste cenário, para recuperar o espaço na seleção, houve uma sinalização de que o Palmeiras pode acabar sendo o destino do meio-campista no próximo ano. Apesar do histórico ligado ao Flamengo, capaz de favorecer outro retorno, o desligamento irritou os torcedores e afetou o status de ídolo do jogador. Enquanto isso, Saúl Ñíguez, assumiu a vaga no meio-campo e logo se tornou o parceiro de Jorginho no meio-campo.
Investindo mais de R$ 700 milhões em reforços ao longo de 2025, o Palmeiras é um dos clubes brasileiros capazes de repatriar Gerson. Neste cenário, uma possível parceria com Andreas Pereira no meio-campo do Verdão foi projetada pelos torcedores.
Ancelotti elogiou Gerson, mas deu prioridade para outros jogadores
Vinculado ao Zenit até o final da temporada 2029/30, Gerson esteve presente na primeira convocação de Ancelotti. Mesmo que Luiz Henrique e Douglas Santos tenham sido chamados para os últimos jogos das Eliminatórias, o ex-jogador do Flamengo ficou fora do grupo. Apesar disso, Ancelotti deixou claro que admira o futebol do ‘Coringa’, que tem chances de voltar ao elenco do Brasil em 2026.
“Essa equipe, em sua característica, tem qualidade no meio porque o Gerson é um jogador com muita qualidade não somente para o jogo de construção, mas também no jogo entre linhas.”, externou Ancelotti.

