Luxemburgo, ex-comandante do Cruzeiro (Gustavo Aleixo/Cruzeiro)
Vanderlei Luxemburgo acredita que o trabalho de Leonardo Jardim é um grande trunfo para o Cruzeiro vencer o Brasileirão. Levando em conta a equipe titular estabelecida pelo português, o profissional multicampeão destacou uma vantagem na disputa com Flamengo e Palmeiras. Isso porque os dois concorrentes, presentes na Libertadores, precisam realizar mudanças como forma de conter o desgaste do mata-mata, algo que a Raposa não será afetada durante o segundo turno.
“A grande vantagem que o Cruzeiro tem é que o treinador não precisa trocar o time. Ele mantém porque o time está fresco. Ele treina a semana toda e recupera os jogadores. Os outros estão se desgastando. Vão ver a diferença que tem nisso aí. Eu sou muito contrário de tirar o time em jogos decisivos para botar outro. O elenco é para isso. Você tem um time e os outros vão entrando.”, disse Luxa, no programa “Galvão e Amigos”, da Band.
“Eu acho que, para jogar um jogo decisivo, tem que estar o time que você acredita que é o melhor para jogar. Você perde um jogo importante porque fez uma mudança… o ritmo é fundamental. Tem que ter uma equipe titular para ter uma disputa interna e saber que alguém está incomodando. O Cruzeiro leva uma grande vantagem, é um clube forte e que tem poder. O treinador está (muito focado) dentro da competição.”, prosseguiu.
Ricardo Rocha concorda com Luxemburgo e deixa aviso ao Flamengo
Sem sofrer o mesmo desgaste de Flamengo e Palmeiras, o Cruzeiro pode chegar com mais gás na reta decisiva do Brasileirão. Avaliando que o calendário é um ponto favorável ao time celeste, Ricardo Rocha aproveitou o gancho para cobrar o Flamengo, que empatou diante do Vasco e pode, em breve, perder a liderança do campeonato.
“Não tem mudança, são os três. E digo mais: o Cruzeiro tem uma vantagem porque não tem Libertadores. Só joga o Brasileiro e vai disputar a Copa do Brasil em dezembro. Não é uma surpresa, mas pode chegar junto. O Flamengo precisa ganhar os jogos em casa e com qualidade. Apresenta um bom futebol, mas não transforma isso em gols. O Palmeiras, com aquele futebol pragmático, fez oito gols em dois jogos contra Internacional e Fortaleza. O Flamengo está dando mole.”, externou Ricardo Rocha.
“Eu não sei o que o Flamengo quer. Uma hora falam que querem ganhar o Brasileiro e poupam para jogar a Libertadores. O Flamengo vai se engasgar no Brasileiro se não abrir o olho.”, concluiu.
Alerta de Casagrande envolvendo “finais” do Brasileirão
Participando do debate com Luxemburgo e Ricardo Rocha, Casagrande abordou um contraponto importante. Como o Cruzeiro vai enfrentar Palmeiras e Flamengo fora de casa, o ex-jogador considera que, além das partidas pendentes dos adversários, os duelos longe do Mineirão devem dificultar a busca do time celeste pelo primeiro lugar da tabela.
“O confronto direto com o Palmeiras e o Flamengo são fora de casa. O Cruzeiro está jogando muito, mas tem dois jogos a menos que o Palmeiras e faz os dois jogos fora […] Hoje, eu vejo o Palmeiras muito consistente e muito forte. É muito complicado de perder três ou quatro partidas. Tem dois jogos a menos que o Cruzeiro, só perdeu três partidas no campeonato… para o Cruzeiro passar o Palmeiras, o Palmeiras tem que perder mais três. Se perdeu três até agora, vai ter que perder três em um espaço menor.”, afirmou Casão.

