Maycon em ação pelo Corinthians. (Foto: Miguel Schincariol/Getty Images)
O Atlético-MG entrou na negociação entre Corinthians e Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, pelo volante Maycon e pode anunciar o jogador nas próximas horas. Isso porque a permanência do meio-campista no Timão, dada como certa e apalavrada desde antes do Ano Novo, agora pode não mais acontecer. Portanto, abrindo, assim, o caminho para o Galo.
Conforme informações do site GE, o acordo envolvia a contratação de Maycon em definitivo, em um contrato de três anos. Esse era o acordo costurado por Fabinho Soldado antes de o diretor de futebol pedir para sair. A chegada de Marcelo Paz serviu para dar continuidade ao acordo. No entanto, a diretoria do Timão tirou um ano de contrato, de três para dois. Isso irritou os ucranianos.
O Shakhtar está disposto a liberar Maycon sem custos ao Corinthians por três anos, mas mantendo 50% dos direitos do jogador. Na visão dos ucranianos, há, nesse período, um tempo maior para ter lucro em uma possível venda futura. Não há informações sobre os motivos pelos quais o clube paulista mudou os termos e diminuiu de três para dois anos de contrato.
Foi neste momento que o Atlético-MG entrou na jogada. O clube mineiro procura um jogador da mesma posição de Maycon e enviou uma proposta nos mesmos moldes do Timão. No entanto, com três anos de contrato, o que agradou o clube da Ucrânia. Corinthians e Maycon estão cientes da proposta e aguardam uma posição do Shakhtar Donetsk.
Leia também: Cruzeiro envia proposta ao Zenit por Gerson e inclui Jonathan Jesus
Dorival quer manter Maycon no Corinthians
O volante Maycon está desde 2022 no Corinthians apenas por empréstimo. A manutenção do jogador é um pedido pessoal do técnico Dorival Júnior, que tem no volante uma das peças fundamentais de seu esquema de jogo. Maycon, inclusive, é o capitão do time treinado pelo campeão da Copa do Brasil. Seu contrato de empréstimo terminou no último dia 31. Ou seja, neste momento, Maycon é um agente livre.
Vale destacar também que o Timão ainda tem uma pendência com o Shakhtar de cerca de 1 milhão de euros — algo em torno de R$ 6,5 milhões. O clube ucraniano entrou com uma queixa na Fifa, que condenou a equipe paulista. No entanto, o Corinthians recorreu à Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês). Ainda não houve um desfecho nesta questão. Mesmo assim, os dois clubes resolveram deixar esse problema para ser resolvido à parte.

