Home Futebol 10 jogadores que chegaram de países “diferentes” e se aventuraram no Brasil

10 jogadores que chegaram de países “diferentes” e se aventuraram no Brasil

Assim como Honda, meia japonês confirmado pelo Botafogo, estes jogadores tiveram origens pouco comuns ao futebol brasileiro

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.

O Botafogo anunciou, nesta sexta-feira (31), a contatação do japonês Keisuke Honda. Entretanto, apesar de parecer estranho, o meia não é o primeiro atleta nipônico a desembarcar em terras tupiniquins. E o Torcedores aproveitou para listar alguns jogadores com nacionalidades curiosas que passaram pelo nosso futebol.

PUBLICIDADE

A presença de estrangeiros é comum no futebol brasileiro desde que o esporte chegou ao país. De acordo com alguns historiadores, foi o escocês Thomas Donohoe, que está entre os fundadores do Bangu Atlético Clube, o primeiro a promover uma partida de futebol no país.

Desde então, muito estrangeiros passaram pelo futebol brasileiro. Sendo a maior parte de países vizinho. Peruano, equatorianos, chilenos, colombianos e, sobretudo, argentinos e uruguaios fizeram história por aqui.

PUBLICIDADE

Contudo, algumas contratações tiveram origens bem diferentes. O mai novo a se aventurar pelo Brasil é o japonês Keisuke Honda, confirmado pelo Botafogo.

PUBLICIDADE

Além de Honda, têm jogadores de todos os cantos do mundo. Alemanha, Polônia, Espanha, alguns da Sérvia, China, outro do Japão, Panamá e Nigéria. Confira a lista abaixo:

Kazu (Santos, Palmeiras e Coritiba)


Como dito, Honda não foi o primeiro japonês a jogar no Brasil. Bem antes da chegada do novo reforço do Glorioso, já havia jogado o compatriota Kazuyoshi Miura, mais conhecido como Kazu. O atleta nipônico chegou ao Brasil na década de 1980, com apenas 15 anos. Passou pelas divisões de base da Juventus da Moca, mas ficou conhecido mesmo pelas passagens por Santos, Palmeiras e Coritiba. Além disso, Kazu jogou por Matsubara, CRB e XV de Jaú antes de retornar ao Japão em 1990. Entretanto, se engana quem acha que Kazu já se aposentou. Aos 52 anos, o japonês segue em atividade tendo renovado este o contrato com o Yokohama.  O jogador é o mais velho da história do futebol.

Zizão (Corinthians)

O atacante chinês Chen Zhizhao chegou ao Corinthians em 2012 como parte de um plano marketing do Timão para alcançar o maior mercado consumidor do mundo. E o jogador foi recebido com festa em apresentação realizado no Parque São Jorge. Entretanto, Zizão, como foi carinhosamente apelidado, teve poucas oportunidades dentro de campo para mostrar o seu futebol. Foram apenas cinco jogos e nenhum gol marcado.

PUBLICIDADE

Alexander Baumjohann (Coritiba e Vitória)

Em 2017, o Coritiba surpreendeu ao confirmar a contratação do alemão Alexander Baumjohann. O jogador de 30 anos já havia passado por grandes equipes de sua terra natal como Bayern de Munique, Schalke 04 e Hertha Berlim. Casado com uma brasileira e fluente em português, Baumjohann teve uma passagem apagada pelo Couto Pereira. Foram apenas duas partida pelo Coxa Branca. O meia ainda passou pelo Vitória antes de ir para o futebol australiano. Mas não sem antes se tornar o primeiro alemão a marcar um gol por um clube da Série A do Brasileirão. Confira abaixo:

Fran Mérida (Athletico)

Fran Mérida é um dos jogadores de países "diferentes" a atuar no Brasil

Fran Mérida enquanto atuava pelo Athletico (Foto: Reprodução/Facebook Oficial do Athletico Paranaense)

O maior rival do Coritiba também já teve jogadores europeus em seu elenco. O último deles foi o meia espanhol Fran Mérida, que chegou em 2013. Oriundo das canteras do Barcelona, o meia colecionava passagens por Arsenal, da Inglaterra, e Atlético de Madrid, da Espanha. Entretanto, a contratação não muito deu certo e Mérida deixou o clube em 2014. Pelo Furacão, o espanhol disputou apenas seis partidas pelo Furacão, marcando um gol.

Mariusz Piekarski (Athletico e Flamengo)

Antes de Mérida e Baumjohann desembarcarem em Coritiba, outro europeu já havia passado pela capital paraense. Trata-se do meia polonês Mariusz Piekarski, que chegou junto do compatriota Krzysztof Nowak em 1996. Contudo, foi Piekarski que teve mais “longeva” no Brasil. Verdade que foram apenas 15 jogos e um gol marcado pelo Furacão. Mas, o meia também vestiu as camisas do Flamengo e do Mogi Mirim nos anos seguintes. Em 1999, retornou ao Velho Continente, mas desta vez para atuar no futebol francês. O polonês também foi casado com a Miss Brasil 1995, Kelley Vieira.

Dejan Petkovic (Vitória, Flamengo, Vasco, Fluminense, Santos, Goiás e Atlético-MG)

Petkovic é um dos jogadores de países diferentes a jogar no Brasil

Petkovic foi peça-chave na conquista do Brasileirão 2009 (Foto: Reprodução/Facebook Oficial do Clube de Regatas Flamengo)

Entre todos os jogadores da lista, este talvez seja o de maior sucesso no Brasil. Contratado pelo Vitória junto ao Real Madrid em 1995, Pet se tornou o gringo mais brasileiro das últimas décadas. Ídolo nos rivais Flamengo e Fluminense, o meia também defendeu Goiás e Santos. Entre os títulos conquistados no país estão um Campeonato Brasileiro, três Campeonatos Carioca, dois Campeonatos Baianos e uma Copa do Nordeste. Pet ficou tão apegado ao país que continuou no Brasil mesmo após encerrar a carreira. Atualmente, o sérvio é comentarista do canal “SporTV”.

PUBLICIDADE

Zeljko Tadic (Vasco)

O sucesso de Petkovic no Brasil fez com que alguns sérvios chegassem ao país. Um deles foi o goleiro Zeljko Tadic, que chegou ao Cruzmaltino em 2004 após passar XV de Piracicaba, Londrina, Bragantino e Uberaba. Pelo Gigante da Colina, Tadic teve poucas oportunidades, apenas sete partidas (e 14 gols sofridos), mas as atuações ruins foram suficientes para torcida não esquecer do arqueiro. Entre as partidas, está a goleada de 5 a 2 sofrida em casa para o Palmeiras. Relembra abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=ZpTs1JtTzDY

Vladmir Djordjevic (Fluminense)

Outro “amigo de Pet” a não ter exito no Brasil foi o zagueiro Vladmir Djordjevic. O sérvio chegou ao Fluminense em 2006, mas, diferentemente de Petkovic, Djordjevic foi embora de Laranjeiras sem deixar saudades após apenas três partidas jogadas.

Felipe Baloy (Grêmio e Athletico)

Assim como Honda, o panamenho Felipe Baloy faz parte da lista de jogadores que já marcaram gol até em Copa do Mundo. No caso do zagueiro, foi no Mundial da Rússia 2018, quando Baloy marcou o primeiro e único gol marcado pelo Panamá na competição. No Brasil, o defensor vestiu as camisas de Grêmio e Athletico entre 2003 e 2005. No Tricolor Gaúcho, o zagueiro ficou marcado por ter feito parte da equipe rebaixada para a Série B em 2004.

PUBLICIDADE

Abubakar Bello-Osagie (Internacional, Vasco e Caxias)

A carreira do nigeriano Abubakar é no mínimo curiosa. O atacante começou a carreira no River Plate, da Argentina, antes de se aventurar no Brasil. Em terras tupiniquins, o africano teve passagens curtas por Internacional, Vasco e Caxias. Mas sem deixar saudade em nenhum clube destes clubes. Em 2010, Abubakar foi tentar a sorte no futebol maltês.