Home Automobilismo Seis ex-F1 disputam as 24 Horas de Daytona neste fim de semana; confira

Seis ex-F1 disputam as 24 Horas de Daytona neste fim de semana; confira

Somados, os participantes têm 272 largadas na categoria máxima do automobilismo mundial

Yuri Bascopé
Colaborador do Torcedores

O grid das 24 Horas de Daytona terá na edição deste ano a presença de seis pilotos com passagens pela Fórmula 1. As entradas se resumem quase praticamente na classe DPi, a mais rápida, com Pedro Lamy sendo a exceção na GTD. Confira a lista abaixo.

PUBLICIDADE

1 – Sébastien Bourdais

O francês Sébastien Bourdais chegou à Fórmula 1 em 2008 pela Toro Rosso, para ser companheiro de Sebastian Vettel. Com altas expectativas devido aos seus quatro títulos em sequência na finada ChampCar, Bourdais não performou bem e foi demitido no meio da temporada de 2009.

PUBLICIDADE

Depois da F1, Bourdais peregrinou nas provas de Endurance, Superleague Formula, V8 Supercars e Fórmula Indy. Bourdais disputará às 24 Horas de Daytona deste ano pela JDC-Mustang Sampling Racing #5 na classe DPi, formando trio com João Barbosa e Loïc Duval.

Histórico na Fórmula 1:

Período em que correu: 2008 a 2009
Largadas: 27
Pole positions: 0
Vitórias: 0
Pódios:  0
Títulos: 0

2 – Juan Pablo Montoya

PUBLICIDADE

Quem acompanhou a Fórmula 1 durante a primeira metade da década de 2000 com certeza se lembra do nome de Juan Pablo Montoya, defendendo as cores da Williams e McLaren. O colombiano arrojado encantou o mundo da Fórmula 1 com sua ousadia e talento, protagonizando lindas batalhas com Michael Schumacher, Ralf Schumacher, Kimi Räikkönen, Mika Häkkinen, Rubens Barrichello, Fernando Alonso e David Coulthard. Só que após a sua ida para a McLaren, o colombiano se desentendeu com Ron Dennis no GP de Indianapolis de 2006 e deixou a categoria.

O refúgio foi a NASCAR e a equipe Chip Ganassi, onde ficou até 2013, quando migrou para a Fórmula Indy pela Team Penske. Novamente nos monopostos, Montoya não decepcionou e ficou com o vice-campeonato de 2015. O colombiano se aposentou da categoria em 2017 e desde então disputa provas de Endurance. Montoya está inscrito em Daytona no carro #6 da Acura Team Penske DPi, ao lado de Dane Cameron e Simon Pagenaud.

Histórico na Fórmula 1:

Período em que correu: 2001 a 2006
Largadas: 95
Pole positions: 13
Vitórias: 7
Pódios: 30
Títulos: 0

PUBLICIDADE

3 – Alexander Rossi

Antes de voltar para os Estados Unidos e conquistar as 500 Milhas de Indianapolis em 2016, o americano Alexander Rossi defendeu as cores da Manor Marussia em sete oportunidades na temporada de 2015. Limitado pelo fraco equipamento da equipe anglo-russa, Rossi teve como um melhor resultado apenas um décimo segundo lugar no GP dos Estados Unidos.

Sem oportunidade em outras equipes da F1, Rossi cruzou o Atlântico e retornou para o seu país, focando na Fórmula Indy e corridas de Endurance. Ele defenderá as cores da Acura Team Penske DPi #7, ao lado do brasileiro Hélio Castroneves e do americano Ricky Taylor.

Histórico na Fórmula 1:

PUBLICIDADE

Período em que correu: 2015
Largadas: 7
Pole positions: 0
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0

4 – Kamui Kobayashi

O japonês Kamui Kobayashi desembarcou na F1 nas duas últimas corridas de 2009, substituindo o lesionado Timo Glock. Com um desempenho impressionante, Kobayashi conquistou os fãs da categoria com suas ultrapassagens aguerridas, tendo como melhor resultado um sexto lugar em Interlagos. Só que o sonho da categoria máxima quase foi por água abaixo, quando a Toyota anunciou no fim deste mesmo ano a sua saída da categoria, e por consequência, a retirada do apoio ao piloto.

A salvação veio no retorno da Sauber em 2010, que resgatou o japonês para mais três temporadas. Kobayashi aproveitou a oportunidade e conquistou um histórico terceiro lugar no GP do Japão de 2012. Porém, o seu contrato não foi renovado e Koba-san passou o ano de 2013 apenas como piloto de testes da Ferrari. Em 2014, ele retornou para a sua derradeira temporada na Caterham. Após a F1, Kobayashi passou pelas provas de Endurance, Super Formula, Super GT e Fórmula E. Este ano, ele formará quarteto com Ryan Briscoe, Scott Dixon e Renger van der Zande, no Wayne Taylor Racing DPi de número 10.

PUBLICIDADE

Histórico na Fórmula 1:

Período em que correu: 2009 a 2012, 2014
Largadas: 75
Pole positions: 0
Vitórias: 0
Pódios: 1
Títulos: 0

5 – Felipe Nasr

Felipe Nasr será o único brasileiro com passagem pela Fórmula 1 a disputar a prova neste ano. Nasr foi piloto de testes da Williams durante a temporada de 2014, antes de ser efetivado na Sauber em 2015. Pela escuderia suíça, Nasr disputou duas temporadas e foi constantemente melhor que seu companheiro de equipe Marcus Ericsson.

PUBLICIDADE

Porém, eram os patrocinadores do sueco que pagavam a maior parte da conta da equipe e Nasr foi dispensado ao fim da temporada de 2016, com a chegada de Pascal Wehrlein para o seu lugar. Após deixar a F1, ele focou nas provas de Endurance e fez algumas partipações na Fórmula E, além da corrida de duplas Stock Car. Assim como Kobayashi, Nasr disputará a prova pela Wayne Taylor Racing, na classe DPi, dividindo o #31 com Filipe Albuquerque, Mike Conway e o também brasileiro, Pipo Derani.

Histórico na Fórmula 1:

Período em que correu: 2015 a 2016
Largadas: 39
Pole positions: 0
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0

6 – Pedro Lamy

PUBLICIDADE

O português Pedro Lamy é o mais antigo dos ex-F1 disputando as 24 Horas de Daytona neste ano. Ele esteve presente na categoria máxima do automobilismo de 1993 a 1996, correndo pelas equipes Lotus e Minardi. O seu melhor resultado em corrida foi um sexto lugar no GP da Austrália de 1995, marcando o seu único ponto na F1.

Após deixar a categoria, Lamy rodou o mundo pelos carros esportivos. Ele disputará a prova na classe GTD, pela equipe Aston Martin Racing, junto de Ross Gunn, Mathias Lauda e Andrew Watson.

Histórico na Fórmula 1:

Período em que correu: 1993 a 1996
Largadas: 32
Pole positions: 0
Vitórias: 0
Pódios: 0
Títulos: 0

PUBLICIDADE

Leia mais:

Kimball assume vaga de brasileiro na Fórmula Indy

Fórmula E nega cancelamento de ePrix em Sanya por conta do coronavírus

Barrichello elogia Hamilton e aposta: “Pode ser mais completo que Senna e Schumacher”