Home Futebol Argentina deve usar VAR pela primeira vez em partida da Supercopa

Argentina deve usar VAR pela primeira vez em partida da Supercopa

Federico Beligoy, chefe de arbitragem da AFA, anunciou que a intenção é liberar o VAR na partida da Supercopa do país

Samuel de Brito
Colaborador do Torcedores.com.

Na América do Sul, o VAR está presente no Brasil desde 2018, foi instalado ano passado na Colômbia, começou a ser utilizado no Paraguai e está prestes a ser inaugurado no Chile, no campeonato nacional. A maior resistência vem da Argentina, mas ela está próxima de acabar. Federico Beligoy, chefe de arbitragem da AFA, já estabeleceu uma meta: a Supercopa.

PUBLICIDADE

A competição acontece entre os dois campeões dos principais torneios do país. São os casos do Racing, que conquistou a Superliga, e o River Plate, vencedor da copa. Inicialmente, está previsto para 23 de março, porém uma data ainda precisa ser confirmada.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

“Nossa intenção é que no próximo jogo oficial da Supertaça haja VAR. Não posso confirmar isso, mas estamos convencidos de que o dia está chegando. O VAR está mais próximo. Não está mais em processo embrionário, hoje começam os treinamentos monitorados pela FIFA e pela FAB (International Board)”, disse.

PUBLICIDADE

A utilização da ferramente está prevista para agosto, na Superliga 2020/2021. Entretanto, a intenção do responsável pela arbitragem no país ressaltou que é preciso estar adaptado ao processo. Para ele, quando um jogo do torneio tem o árbitro de vídeo, todos os outros devem ter.

“Quando iniciamos uma competição com o VAR, todas as partidas tem que ter VAR, não pode ter brechas. Na Copa Argentina, pode se usar nas oitavas ou nas quartas. Você precisa executar um processo burocrático, de melhorias e de situações para o VAR. Faremos duas ou três partidas de teste porque o protocolo vai ser testado em jogos oficiais”, explicou.

Sala do VAR na Argentina

Os procedimentos estão sendo concluídas. Na Argentina, a sala do VAR vai ter uma sede fixa, enquanto no Brasil ela varia de acordo com o estádio em que acontece o jogo. Beligoy deu detalhes de como vai ser a instalação e também a construção dessas salas.

“Será construído um centro centralizado do VAR, que monitorará tudo. Existe em apenas cinco países na Europa, será o primeiro na América do Sul. É isso que pretendemos em agosto deste ano para ter VAR na Argentina. Será uma construção de 350 metros quadrados, com sete salas do VAR fechadas, cada uma com cinco metros por quatro, com toda a tecnologia usada nas partidas, para auxiliar os árbitros de campo”, completou.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS
Presidente da Federação Francesa quer Zidane como substituto de Deschamps

Polêmica à vista? Suárez afirma que torcedores do Liverpool são “os melhores do mundo”