Home Mercado da Bola Bem recebida pelos palmeirenses, Jully quer honrar título de “paredão”

Bem recebida pelos palmeirenses, Jully quer honrar título de “paredão”

A goleira renovou o contrato com o Palmeiras por mais uma temporada

Papo de Mina
O "Papo de Mina" é um projeto independente de jornalismo, que visa fortalecer a presença da mulher no ambiente esportivo e em todas as áreas da comunicação. Neste espaço você vai ler, ouvir e ver mulheres que vivem o esporte, mas que também falam sobre diversos assuntos. Nos siga nas redes sociais e acompanhe!

Por Tayna Fiori

PUBLICIDADE

Os goleiros são sempre peças que ficam marcadas pelos erros ou pelas defesas impressionantes. Jully, goleira do Palmeiras, ficou marcada por ser o paredão do time no ano de 2019. A goleira renovou seu contrato por mais uma temporada e tudo isso foi muito bem visto pela torcida.  Com apenas 20 anos, Jully Silva começou cedo sua carreira no gol e ainda tem um longo caminho pela frente.

“Sempre joguei futebol. Meus pais são muito apaixonados pelo esporte. Assistimos até a série D em casa se deixar”, declara Jully.

PUBLICIDADE

Sua trajetória

Com apenas 6 anos, João (treinador do Beach Soccer) convidou a atleta para um novo projeto: “Gerson Canhotinha de Ouro”. Em um campo de terra, a jogadora descobriu sua predisposição para ser goleira. Até aproximadamente seus 13 anos, Jully atuou pelo futsal. Logo após viu no Vasco uma oportunidade de começar sua carreira no campo.

Ela passou na peneira e atuou pelo time de 2013 até o ano de 2016. Pelo clube, a atleta ergueu quatro campeonatos cariocas (2013, 2014, 2015 e 2016). Após seu tempo no Vasco, Jully foi para o Valinhos. Com uma passagem rápida, de apenas uma temporada, a goleira foi defender o time Napoli, por dois anos. Depois disso, a atleta retornou ao Rio de Janeiro. Desta maneira despertou o interesse da Associação Esportiva Kindermann, clube em parceria com o Avaí, atuando por um ano e meio no time.

Após sua passagem, Jully foi para Chapecoense, em 2018. Ela defendeu o clube meio ano e em 2019 seguiu para o Palmeiras, onde atuou a temporada inteira. Com o time alviverde, a goleira conquistou a Copa Paulista e foi peça fundamental para o Palmeiras disputar a primeira divisão no ano de 2020.

PUBLICIDADE

“Sempre trabalhei muito duro. Acho que fui recompensada pelo meu trabalho, por estar em um time tão grande, um dos maiores do Brasil. Sou muito grata ao Palmeiras pelo crescimento desse ano”, pontua Jully.

https://www.instagram.com/p/B4ILjDPnYlz/?utm_source=ig_web_copy_link

Seleção Brasileira

Aos 14 anos, Jully vestiu a camisa da seleção sub-15 pela primeira vez. A goleira já teve passagem pelas equipes sub-17 e sub-20, mas ainda aguarda uma oportunidade na seleção principal. Sempre muito confiante, Jully aprova a nova fase da modalidade e o comando da técnica Pia Sundhage. A goleira espera participar de todas essas mudanças e conquistar uma oportunidade para defender a camisa da seleção principal.

PUBLICIDADE

Por ser uma atleta nova, Jully comenta muito sobre seu amadurecimento. Ela acredita que com seus 24/25 anos esteja mais preparada para assumir essa responsabilidade, mas se mostra sempre muito grata por onde já passou.

https://www.instagram.com/p/Bl7ctHbBLNX/?utm_source=ig_web_copy_link

“É como se alguém falasse que seu trabalho está sendo recompensado e você está entre os melhores do Brasil ou você está recebendo uma oportunidade para ser um dos melhores”, comenta a goleira.

As polêmicas da profissão

PUBLICIDADE

Um dos assuntos mais polêmicos tratados no futebol feminino é a diminuição das traves por conta da altura média das goleiras. O tema divide opiniões. De um lado, algumas goleiras acham completamente desnecessária a hipótese. Já de outro, há atletas que são a favor.

Jully se posiciona sobre o assunto: “Não acho que seja um ponto absurdo [a diminuição das traves], mas complica ainda mais a situação do futebol feminino. Já é difícil o bastante para jogar em campos oficiais, imagina se tiver uma trave diferente”.

Outro tema muito comentado pelas atletas do futebol feminino são os preparadores de goleiros. Antigamente elas não tinham um profissional especializado para o treinamento. Atualmente, com esta pessoa, o trabalho das goleiras melhora muito.

Alguns profissionais avaliam somente uma parte do trabalho, técnica ou tática. No Palmeiras, Jully pontou muito bem sobre Fabrício de Paula. Segundo ela, ele é um profissional completo que, além de trabalhar a parte técnica e tática, ainda colabora com a parte psicológica das atletas dentro e fora de campo. O trabalho do preparador de goleiros é fundamental, com ou sem mudança das traves.

PUBLICIDADE

Somente futebol?

Fora dos campos, a goleira alegou já ter sofrido preconceito pelo fato de querer trabalhar com o futebol: “Era complicado, me perguntavam o que eu ia fazer depois que saísse da escola, se não ia arrumar um emprego fixo”, falou a atleta. Segundo ela, atuando pelo profissional, a quantidade de preconceito diminui, mas é um ponto que precisa estar em pauta.

Jully defende algumas bandeiras no extracampo. A atleta acha muito importante ter esse posicionamento por conta de quem acompanha ela. A goleira pontuou que o seu maior desejo é ter o respeito de quem olha pela sua trajetória. Jully diz que se alegra ao poder ajudar no crescimento de uma parte dessas pessoas que acompanham sua carreira, que se for possível ela mudar pelo menos 1% do pensamento de alguém, já vale a pena.

“Eu fico muito feliz em poder inspirar outras pessoas, inspirar outras crianças. Para mim, aos 20 anos, essa é a coisa mais incrível do mundo”.

PUBLICIDADE

Para o ano de 2019, Jully ressaltou todo aprendizado no clube alviverde e todo lado positivo do ano. Em 2020, a goleira espera crescer cada vez mais no time e em sua carreira. O Palmeiras disputará o Campeonato Brasileiro A1 neste ano, além de outras competições. O paredão alviverde é uma das peças fundamentais para ajudar o time na conquista de algum novo título.

 

Leia mais em

https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/por-que-2019-foi-um-dos-melhores-anos-para-o-futebol-feminino

PUBLICIDADE

https://www.torcedores.com/noticias/2019/12/nike-projeto-treino-dentro-fora-campo

https://www.torcedores.com/noticias/2019/11/paulista-feminino-premiacao-fomenta-pautas-de-igualdade-de-genero