Home Esportes Olímpicos Caratê: Brasil estreia na próxima sexta (24) na Premier League de Paris

Caratê: Brasil estreia na próxima sexta (24) na Premier League de Paris

Torneio reúne a elite da modalidade no próximo fim de semana e distribui até 990 pontos no ranking

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.

Em 2020, o caratê vai estrear no programa olímpico nos Jogos de Tóquio. No Japão as competições da modalidade serão disputadas nos últimos dias do evento, entre 6 e 8 de agosto. Mas até lá os atletas têm um longo caminho pela frente, em busca da vaga nas Olimpíadas. O primeiro compromisso será de 24 a 26 de janeiro na Premier League de Paris que reúne e a elite do esporte e distribui entre 870 e 990 pontos no ranking mundial.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

O torneio na França terá 703 atletas inscritos, de 92 países. Destes dez competidores são do Brasil, todos na categoria Kumite (luta). Sendo seis no feminino e quatro no masculino. Após a competição de Paris haverá eventos na Áustria, no Marrocos e nos Emirados Árabes Unidos antes do fechamento do ranking olímpico, em 6 de abril.

Para os Jogos Olímpicos de Tóquio vão competir somente dez atletas em cada uma das seis categorias de peso. Deste número dez em cada uma das disputas individuais de kata (prova de demonstração de golpes), masculino e feminino. Além disso, quatro dessas vagas, em cada categoria, serão definidas de forma direta pelo ranking olímpico que vem sendo preenchido desde o fim de 2018.

PUBLICIDADE

Brasil rumo à Tóquio

No caratê, o atleta brasileiro mais próximo de conquistar a vaga para os Jogos Olímpicos, segundo os critérios da federação é o paranaense Vinicius Figueira (-67kg). O esportista foi medalhista de prata no Mundial de 2018, em Madri, na Espanha. Ele atualmente ocupa a sexta posição no ranking olímpico, com 5.422 pontos.

Em Tóquio, a categoria do brasileiro será unificada nas classes -60kg e -67kg.  O regulamento prevê duas vagas por ranking para atletas -60kg e outras duas para -67kg. Desta forma, Vinicius tem pelo caminho somente dois atletas. O francês Steven Dacosta (6.960 pontos), campeão mundial em 2018, e o egípcio Ali Elsawy, (6.022 pontos).  Uma boa performance do atleta do Brasil na capital francesa pode colocá-lo à frente do rival egípcio.

Além de Vinicius, há outro brasileiro na mesma categoria com resultados expressivos no circuito internacional e com chance de classificação. O bicampeão mundial, Douglas Brose compete na categoria -60kg. Mas como o regulamento define que cada país poderá ter apenas um representante por classe na capital japonesa, o atleta do Brasil atualmente em quinto na categoria -60kg. Os dois esportistas do time verde e amarelo brigam indiretamente pela vaga.

“Abri este ano com uma medalha de prata na etapa da Liga Mundial do Chile, o que foi muito importante. Tenho mais quatro eventos, com esse em Paris, para conseguir a maior pontuação possível e tentar a vaga pelo ranking. Depois, ainda tem essa opção do torneio classificatório em maio”, afirmou Brose.

PUBLICIDADE

Caratê Feminino

Dentre as mulheres, a brasileira Valéria Kumizaki possui uma marca mais expressiva no ranking olímpico. A atleta ocupa a nona posição da categoria -55kg. A esportista do time verde e amarelo é vice campeã mundial e possui quatro títulos dos Jogos Pan-Americanos.

Para preencher as dez vagas olímpicas da categoria há quatro vagas diretas pelo ranking, outras três pela seletiva de maio, em Paris.

Leia mais:

Entenda por que os pré-olímpicos de handebol da Europa e da África interessam ao Brasil

Iêda Guimarães: Conheça a história da atleta que é esperança do Brasil no Pentatlo

 

 

PUBLICIDADE