Home Futebol Cariocão volta a ter só um grande vencendo na estreia; veja a última vez

Cariocão volta a ter só um grande vencendo na estreia; veja a última vez

Última vez no Estadual foi em 2018 quando só o Flamengo conseguiu a vitória

Lucas Meireles
Colaborador do Torcedores.com.

O Campeonato Carioca 2020 começou no último final de semana. E os chamados quatros grandes não tiveram vida fácil. Do quarteto, apenas o Fluminense conseguiu a vitória. O último ano em que só um dos grandes venceu foi em 2018, com triunfo do Flamengo.

PUBLICIDADE

Quatro jogos, um gol marcado e apenas uma vitória. Este foi o panorama dos quatro grandes na primeira rodada do Cariocão. Com o time sub-20, o Flamengo empatou em 0 a 0 com o Macaé no Maracanã, mesmo placar de Vasco e Bangu em São Januário. Assim como Fla, o Botafogo também escalou uma equipe alternativa e foi derrotado por 1 a 0 pelo Volta Redonda. Somente o Fluminense venceu por 1 a 0 a Cabofriense no Elcyrzão.

A última vez que só um dos grandes venceu na estreia do Campeonato Carioca foi há dois anos atrás. Em 2018, o Fluminense estreou com derrota por 3 a 1 para o Boavista no mesmo Elcyrzão, assim como o Vasco, que perdeu por 2 a 0 para o Bangu em São Januário. Enquanto o Botafogo empatou em 2 a 2 com a Portuguesa no Niltão. E apenas o Flamengo estreou no Cariocão vencendo o Volta Redonda por 2 a 0 no Estádio da Cidadania.

PUBLICIDADE

Naquela edição, o Flamengo conquistou a Taça Guanabara diante do Boavista. Enquanto o Fluminense levou a melhor sobre o Botafogo na Taça Rio. Contudo, como o regulamento do Campeonato Carioca previa semifinais, a final acabou sendo disputado entre Vasco e Botafogo, com título do Glorioso.

Atletas culpam falta de tempo de preparação

Não é incomum ver os times de menor investimento surpreendendo os grandes nas primeiras rodadas do Cariocão. Muito porque estas equipes costumam começar a preparação alguns meses antes do início do Estadual.

No entanto, a primeira temporada dos quatro grandes foi a menor dos últimos anos. Foram apenas 11 dias de treinamento antes de entrar em campo pela primeira vez na temporada.

Tanto que o Flamengo vai disputar a Taça Guanabara com a equipe sub-20 porque os principais jogadores do elenco ainda cumprem os 30 dias de férias após chegaram na final do Mundial Interclubes em 2019. Até mesmo Jorge Jesus só retornou nesta segunda (20) ao Rio de Janeiro.

PUBLICIDADE

O Botafogo, do técnico Alberto Valentim, também optou por iniciar a competição com um time alternativo para continuar a preparação em Domingos Martins, no Espírito Santo. Enquanto o Fluminense começou o certame com mais de um time de desfalques.

Já no Vasco, único que jogou com a maior parte dos jogadores à disposição de Abel, o goleiro Fernando Miguel relembrou o pouco tempo de treinamento após o término da partida diante do Bangu.

“Nós tivemos só 10 dias de pré-temporada, é muito pouco. Muita coisa mudou em relação ao ano passado. Muita gente saiu. Mas esse grupo já mostrou que quer ajudar nas causas do Vasco. E esse foi só o primeiro jogo, primeiro momento, vamos continuar trabalhando”, explicou o goleiro.