Home Esportes Olímpicos Cavalos de hipismo mais famosos do mundo valem mais que craques do futebol

Cavalos de hipismo mais famosos do mundo valem mais que craques do futebol

Os garanhões mais vencedores valem mais dinheiro que os maiores jogadores de futebol da atualidade

Eduardo Statuti
Estudante de jornalismo na Universidade Federal de São João del-Rei. No Torcedores desde 2019.

As corridas de cavalo sempre chamaram a atenção do publico pela classe e pela emoção. Entretanto, outro assunto muito interessante diz respeito as fortunas que valem. Surpreendentemente alguns cavalos de corrida valem mais do que as maiores estrelas do esporte mais popular do mundo. E esta curiosa realidade, acontece há muito tempo.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva! 

Siga o Torcedores também no Instagram

Fusaichi Pegasus

Em 2001, Zinedine Zidane participou da então transação mais cara do futebol. O francês se transferiu da Juventus para o Real Madrid pela bagatela de 65,4 milhões de dólares. A negociação se manteve como a mais valiosa do futebol durante muitos anos. Entretanto, não foi o negócio mais caro do esporte naquele ano.

O vencedor do Kentucky Derby, Fusaichi Pegasus, ofuscou o brilho da transferência do francês. Também em 2001, o puro sangue trocou de dono por 70 milhões de dólares. Pegasus, em cinco anos de competições, rendeu a seu antigo dono dois milhões de dólares. Logo, sua compra foi feita na expectativa do cavalo dar origem a uma prole de cavalos vitoriosos no hipismo. Sendo assim, aumentaria sua taxa de procriação (stud fee), que é o dinheiro pago por donos de éguas para que sua equinas possam procriar com os garanhões.  

PUBLICIDADE

Todavia, após sua carreira vitoriosa no hipismo, o garanhão perdeu seu valor de taxa de procriação com o passar dos anos. Sua taxa, que era de 150 mil dólares quando foi negociado, passou para apenas 7500, de acordo com o Racing Post.

 

Fêmeas no hipismo

As éguas são menos valorizadas que os cavalos no hipismo. Entretanto, no meio equestre, a preferência dada aos machos pode ser explicada logicamente. Os garanhões conseguem procriar cerca de 200 vezes em um ano, enquanto as fêmeas conseguem apenas uma gestação anual. Ainda assim, alguns criadores de equinos, investem bastante dinheiro na compra das éguas para buscar a melhor linhagem de potros possível.

A égua mais cara da história foi vendida em um leilão na Europa. A multi campeã Marsha, foi vendida por 7,5 milhões de dólares em 2017. Outra fêmea que ganhou destaque foi a australiana Winx, filha de Vegas Showgirl. Seu futuro potro foi avaliado em cerca de um milhão de dólares. Em 33 corridas, Winx venceu 25, e ganhou destaque na modalidade. Mas o fato curioso é que o potro de Winx será irmão do futuro filho de sua mãe. Já que ambas cruzaram com o mesmo garanhão.

PUBLICIDADE

Por que tanto dinheiro?

Com o avanço das competições milionárias de hipismo como a Saudi Cup, que da 20 milhões ao vencedor, os cavalos cresceram progressivamente. Isso para poderem dar retorno aos investimentos de seus donos, através de suas taxas de procriação. A média da taxa de procriação com garanhões costuma custar em torno de 100 mil dólares.

Jimmy George, diretor de marketing na Tattersalls, maior empresa de leilões de cavalo na Irlanda e no Reino Unido, justifica o tamanho dos gastos com os garanhões. Segundo o diretor “Para avaliar o valor potencial de um garanhão, os fatores mais considerados são performance e pedigree”. O diretor fala também a respeito de Frankel, garanhão britânico comprado por um príncipe árabe, caso que será exposto neste texto. Para Jimmy George “Ele era imbatível. Provavelmente o melhor cavalo de corrida que qualquer um de nós verá na vida. Então ele vale a fortuna pela qual foi vendido”.

Os cavalos mais caros

O maior preço pago para adquirir um cavalo na história foi 112,500, em 2003. O cavalo em questão era Mcllrath’s Captain Jim, garanhão belga, comprado em um leilão em Illinois. Entretanto, seus donos não tinham planos para trabalhar com ele, mas sim para torná-lo um cavalo para reprodução.

Citado anteriormente, Frankel, um garanhão britânico nascido em 2008, foi comprado pelo príncipe saudita Khalid Abdullah. O cavalo venceu 14 provas na carreira, e produziu uma prole vencedora. O sucesso de seus descendentes permitiu que seu dono cobrasse uma taxa de procriação de 220 mil dólares. Segundo o site Bloomberg, um cavalo vale cerca de 300 vezes o valor de sua taxa de procriação. Logo, Frankel valeria 90 milhões de dólares.

PUBLICIDADE

A lenda irlandesa Galileo, venceu mais de 300 corridas na carreira. Devido a seu histórico, o preço de sua taxa de procriação é de 600 mil euros, segundo a Throughbred Racing Commentary. Sendo assim, valeria 180 milhões de euros. Para facilitar, pode-se fazer uma comparação rápida com o futebol. Messi recebe anualmente 40 milhões de euros. Enquanto Cristiano Ronaldo, foi contratado pela Juventus por 100 milhões de euros. Isto mostra a grandiosidade dos negócios relacionados a cavalos de corrida.

LEIA MAIS:

Nadia Lyduch não é mais treinadora de Ygor Coelho do Badminton

Abebe Bikila. O herói nacional etíope de pés descalços

PUBLICIDADE