Home Futebol Cidade epicentro de epidemia do coronavírus tem time com atacante brasileiro “parça” de Neymar

Cidade epicentro de epidemia do coronavírus tem time com atacante brasileiro “parça” de Neymar

Baptistão tem carreira sólida na Espanha e foi contratado pelo Wuhan no ano passado

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Um dos principais “parças” de Neymar dentro dos gramados atualmente joga no principal clube de Wuhan, cidade que é o epicentro do coronavírus, doença respiratória que tem se espalhado por todo o mundo, é um dos principais nomes da equipe da primeira divisão chinesa.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Léo Baptistão foi contratado pelo Wuhan Zall em janeiro de 2019, saindo do Espanyol, e se tornou uma das principais peças do elenco.

Formado nas divisões de base da Portuguesa, foi para a Espanha ainda adolescente e se destacou pelo Rayo Vallecano, clube em que se profissionalizou. Após boas temporadas, chegou ao Atlético de Madrid, seu principal clube no país, mas não se firmou.

PUBLICIDADE

Baptistão, porém, ganhou fama quando Neymar chegou ao Barcelona, em 2013, e se tornou pública a amizade entre os dois atacantes.

Ambos se enfrentavam em torneios colegiais em Santos, ainda adolescentes, e criaram uma rivalidade que virou amizade. Na mesma faixa etária, aos 12 anos, foram para a Portuguesa Santista e se destacaram, até que cada um seguiu seu destino, mas sempre mantendo contato.

Quando Baptistão assinou com o Espanyol, consultou Neymar, que estava no Barcelona, para saber sobre a cidade. Ouviu vários pontos positivos, mas a principal delas foi poder ficar perto do amigo.

Foi do Espanyol, segundo clube da Catalunha, que Baptistão aceitou se transferir para a China. Sem Neymar por perto, já que o craque havia ido no ano anterior ao PSG, o atacante escolheu ser destaque na Ásia.

PUBLICIDADE

Em Wuhan, segundo o site do clube, o centroavante de 1,85m de altura disputou 27 jogos e marcou sete gols e distribuído duas assistências. Atualmente o jogador está lesionado, mas de qualquer maneira o clube não está instalado em Wuhan. Todo o elenco está em Sevilla, na Espanha, para a realização da pré-temporada.

Além de Baptistão, o Wuhan Zall conta ainda com Rafael Silva, atacante revelado pelo Corinthians e com passagem pelo futebol japonês. O clube ficará na Espanha até dia 18 de fevereiro, mas não sabe qual será o planejamento a partir da data.

O vírus
O coronavírus tomou a cidade de Wuhan e colocou o local em quarentena. A doença em questão é respiratória e é passada de pessoa para pessoa, especialmente pela saliva.

O prefeito da cidade admitiu que escondeu os primeiros números sobre a doença e que 5 milhões de pessoas deixaram Wuhan já após o surto ter se disseminado, o que ajudou com que o coronavírus tenha se espalhado pelo mundo.

PUBLICIDADE

Uma série de países já registrou o vírus e a OMS (Organização Mundial da Saúde) tenta controlar a epidemia. O índice de morte do coronavírus é de 3%.

Leia mais:
Dupla nacionalidade, discrição e talento: conheça Gabriel Martinelli e entenda por que o jogador se tornou sensação na Europa