Home Esportes Olímpicos Com atletas de ponta, evento de escalada é realizado em Niterói

Com atletas de ponta, evento de escalada é realizado em Niterói

Modalidade fará estreia olímpica em Tóquio. Neste domingo (12), evento contou com a presença de grandes nomes do cenário internacional

Aécio de Paula
Colaborador do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

Falta muito pouco para que a escalada faça a sua estreia olímpica. Será daqui a alguns meses nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Mas enquanto as provas não chegam, alguns eventos vão preparando os torcedores. Neste domingo (12) a cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, recebeu um evento da modalidade. A competição contou com alguns dos principais nomes da escalada no Brasil e no mundo.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nos Jogos Olímpicos, a competição vai contar com três subdivisões. A escalada será dividida em velocidade (speed), bouldier e dificuldade (lead). Mas no evento de exibição em Niterói, apenas a versão da velocidade foi disputada. É a versão mais rápida da prova. No torneio masculino, a prova foi vencida pela russa Elizaveta Ivanova. Na final, ela bateu a polonesa Aleksandra Kalucka.

Já entre os homens, a competição foi vencida pelo ucraniano Kostiantyn Pavlenko. Ele conquistou o título ao surpreender o russo Vlasislav Deulin. Deulin é um dos principais nomes da modalidade. Para se ter uma ideia, o atleta conquistou o título europeu da modalidade em 2019. A competição foi realizada em Edimburgo. Mas pra ir para Tóquio, ele não poderá representar o seu país. Isso porque a Rússia foi banida pela Wada depois de inúmeras acusações de doping institucional ao país. Seja como for, ele é o atual número 1 do mundo.

PUBLICIDADE

Brasileiros em família

Entre os atletas brasileiros, os destaques foram Camila e Lucca Maccedo. Isso porque os dois chegaram às semifinais da competição. Mãe e filho comemoram o resultado conjunto. Camila tem 37 anos de idade e começou a competição vencendo a também brasileira Luana Riscado marcando 13:55. Na semifinal, a atleta conseguiu melhorar seu tempo indo para 13:13. Mas isso não foi suficiente para derrotar a polonesa Kalucka (9:65). Seja como for, o resultado foi muito comemorado.

Até porque não foi um resultado isolado. Logo depois de ter chegado à semifinal, Camila viu seu filho Lucca repetir o feito. Lucca começou vencendo o brasileiro Cesar Grosso fazendo o tempo de 9:65. Na semifinal, ele escorregou e não foi páreo para o ucraniano Pavlenko, que fez 6:68. Lucca tem apenas 17 anos. Mas apesar da pouca idade, o atleta pensa em Tóquio.

LEIA MAIS

Tricampeã olímpica treina filha nos Jogos da Juventude de Lausanne