Home Futebol Invencibilidade de mais de um ano em casa e investimento árabe: conheça o Cultural Leonesa, algoz do Atleti na Copa do Rei

Invencibilidade de mais de um ano em casa e investimento árabe: conheça o Cultural Leonesa, algoz do Atleti na Copa do Rei

La Leonesa é um clube que está na Terceira Divisão espanhola e foi a surpresa desta fase da Copa do Rei, eliminando o badalado Atlético de Madrid

Raffa Carolina
Colaboradora do Torcedores.com.

Time fundado em 5 de agosto de 1923, com 96 anos de história, o Cultural Leonesa representa a cidade de Castilla, nordeste da Espanha, e acumula diversas temporadas nas segunda e terceira divisões do futebol espanhol. Nesta semana, ficou marcado por eliminar um time da elite do país.

PUBLICIDADE

A Leonesa acumula 27 partidas invictas em casa, no Estádio Reino de Léon, com capacidade de 13.346 torcedores. A última derrota ocorreu em outubro de 2018, quando a equipe enfrentou o Barcelona pelo torneio espanhol e foi eliminado.

Você conhece o canal do Torcedores no YoutubeClique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Trajetória do Cultural Leonesa

O primeiro título da equipe foi três anos depois de sua fundação, em 1926, o Campeonato Regional. Com diversas passagens por divisões menores pelo futebol espanhol, só disputou  por uma temporada a La Liga, em 1955, a primeira divisão espanhola, e acabou sendo rebaixado.

PUBLICIDADE

A equipe foi temporariamente fechada por oito anos (1931-1939), por não conseguir manter as despesas. Mesmo com diversos clubes da região tentaram ajudá-lo a se reerguer – e isso não foi possível – e com a o episódio da  Guerra Civil Espanhola (1936-1939), a Leonesa e diversas outras equipes optaram por encerrar as atividades pelo caos que a Espanha vivia histórica e socialmente. Literalmente os campos se tornaram presídios.

Em 2011, o Cultural Leonesa não conseguiu competir na terceira divisão por não conseguir pagar os jogadores, conseguindo se restabelecer dois anos depois. Em 2015, a equipe teve 99% de seus direitos vendidos para uma escola árabe, a Aspire Academy, responsável pela formação de atletas do Qatar, oferecendo também o acesso a formação ao ensino médio. E, atualmente é presidido pelo empresário árabe Mohd Khalifa Al Suwadi. Desde 2018, a equipe é comandada pelo espanhol José Manuel Aira Lindoso.

Leonesa e a Copa do Rei

As melhores participações da equipe foram nas temporadas 1955/56 e 1959/60, no qual foi eliminado nas oitavas de final.

Ao conseguir eliminar o Atlético de Madrid na fase 32 avos, a equipe conseguiu pela terceira temporada na história a chegar nas oitavas de final. Se conseguir passar pelo Valencia, fará sua melhor campanha na história da Copa do Rei.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS

Dupla nacionalidade, discrição e talento: conheça Gabriel Martinelli e entenda por que o jogador se tornou sensação na Europa