Home Futebol Defesa do Arsenal é protagonista de temporada ruim

Defesa do Arsenal é protagonista de temporada ruim

Fragilidade na defesa é um dos principais motivos de campanha medíocre dos Gunners na Premier League;  Em 10º lugar na liga, o Arsenal tenta solucionar problemas defensivos

Igor Fonseca
Torcedor do Arsenal formado em Jornalismo que ama o Futebol Internacional.

Defesa dos Gunners condedem muitos chutes

Apesar de não ser novidade para ninguém que o Arsenal tem problemas defensivos. Acredite, a situação já esteve pior. Isso porque antes da saída de Unai Emery, o Arsenal era uma das equipes que mais dava chances aos adversários. Assim, Bernd Leno é o segundo goleiro com mais defesas na Premier League. O alemão fez 91 defesas, atrás apenas de Dubravka que fez 99. Vale a pena destacar 3 jogos que mostram como isso foi um problema com Unai Emery e Freddie Ljunberg.  Em casa contra Brighton e Southampton e fora de casa contra o Watford. Somando estas partidas, o Arsenal concedeu 72 chutes enquanto chutou apenas 31 vezes ao gol adversário. Destas partidas, os Gunners perderam duas e empataram uma. É bom ressaltar também que há pouco tempo Leno era o líder na categoria de defesas.

PUBLICIDADE

 

Melhora sob comando de Arteta?

Porém, com Arteta, a equipe tem dado menos chances aos adversários. Na Premier League, desde que Mikel Arteta assumiu, os Gunners concederam 73 chutes em 6 jogos. Enquanto tentou os gols dos oponentes em 54 ocasiões. Ressaltando que enfrentou times como Manchester United e Chelesa duas vezes nestes seis jogos. Ainda assim, há muito caminho à frente do Arsenal. Afinal, são apenas quatro jogos sem sofrer gols na liga. Colocando os Gunners como 14º na colocação de times com mais ‘clean sheets’ empatado com Aston Villa, Bornemouth Manchester United e Wolverhampton. Ainda não é ideal para o Arsenal, visto que o recorde de Arteta como treinador na Premier League tem apenas uma vitória, enquanto empatou quatro vezes e perdeu uma. Mesmo com troca de treinadores, a defesa é o denominador comum dos principais problemas do Arsenal.

Clássico de Londres entre Chelsea e Arsenal termina empatado pela Premier League; assista aos melhores momentos

Falhas na defesa do Arsenal

Para melhor ilustrar a temporada que a defesa do Arsenal faz, vale a pena ilustrar que a equipe cometeu três falhas que levaram a gol dos adversários nessa temporada. O líder da estatistica para o Arsenal é Berdn Leno, que protagonizou 2 erros que levaram a gols dos adversários. Mesmo assim, ele pode ser considerado o 2º melhor jogador o Arsenal na temporada, visto que ele salvou a equipe em várias ocasiões. Além disso, são 34 gols sofridos em 24 partidas. Em média, são 1,42 gols sofridos por partida. Em critério de gols sofridos, o Arsenal empata em 9º colocado com West Ham e Brighton. Por outro lado, os Gunners marcam apenas 32 gols. A consequência aparece na tabela. O Arsenal jogou 24 partidas, ganhando e perdendo seis vezes, porém empatou em 12 oportunidades.

PUBLICIDADE

Crystal Palace x Arsenal: Veja os gols da partida válida pela Premier League

Qual o principal problema do Arsenal?

David Luiz chegou ao Arsenal em Agosto para ajudar a solucionar o problema na defesa. Porém, sua carreira com os Gunners não tem saído como esperado. Com Arteta, o brasileiro teve uma melhora nas performances. Apesar disso, ele foi expulso em partida contra o Chelsea após falha de Mustafi. Junto à isso, Hector Bellerín, Kieran Tierney, Rob Holding e Calum Chambers tem sofrido com lesões. Chambers, por exemplo, sofreu lesão no ligamento em partida contra o Chelsea. Já Bellerín e Holding ainda estão em processo de retorno após quase um ano longe dos gramados. De modo que o Arsenal, além de tudo, é prejudicado pelas lesões. Isso torna a defesa do Arsenal a protagonista da temporada ruim, que deixa o clube em 10º na tabela.

Willian x Gabriel Martinelli: Experiência ou juventude

 

PUBLICIDADE