Home Futebol Prodígio do Borussia, Erling Haaland impressiona com bons números aos 19 anos

Prodígio do Borussia, Erling Haaland impressiona com bons números aos 19 anos

Contratado nessa janela de transferência, o centroavante Erling Haaland se adaptou bem rápido no Borussia Dortmund

Matheus Expedito
Jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. 24 anos.

Contratado nessa metade da temporada para ser solução no Borussia Dortmund, o jovem Erling Haaland não decepcionou em suas primeiras apresentações e já chama a atenção pelo faro de goleador. Em 59 minutos pelo clube alemão, até o momento, o norueguês deu cinco chutes contra o gol adversário e acertou todos, tornando-se o jogador com a melhor média de gols do Velho Continente.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Cartão de crédito sem anuidade? Abra sua conta Meu BMG agora!

É importante lembrar que a boa fase do jovem de 19 anos já vinha dos tempos de Red Bull Salzburg, onde atuou na primeira metade de temporada. Pelo clube austríaco, ele havia marcado 28 gols em 22 partidas, sendo que oito desses foram na Champions League. Pelo que parece, a torcida do Borussia não terá saudades de Paco Alcácer, que deve se despedir do clube nos próximos dias.

Raízes e seleção

O futebol sempre esteve presente na vida do garoto, tendo em vista que seu pai, o ex-lateral-direito Alf-Inge Rasdal Haaland, atuou mais de duas décadas profissionalmente. A carreira de seu progenitor foi um pouco menos badala, mas ainda sim bem respeitável: ele disputou a Copa do Mundo de 1994 pela Noruega, e teve boas passagens por Leeds United e Nottingham Forest.

PUBLICIDADE

Foi exatamente no período pelo futebol inglês em que Erling Haaland nasceu. O jovem é natural da cidade de Leeds e poderia ter optado por defender a Seleção Inglesa. No entanto, a vontade de preservar os laços da família foi mais forte, e Erling já vestiu a camisa da Noruega em duas oportunidades, ambas pelas Eliminatórias da Eurocopa 2020 – como se trata de partidas oficiais, não há mais possibilidade de trocar de seleção.

Disputa da Chuteira de Ouro

Atualmente o norueguês ocupa a 8ª colocação da Chuteira de Ouro, ainda sem contabilizar os dois tentos marcados nesta sexta-feira, diante do Colônia. A razão dessa baixa posição se deve principalmente pelos critérios escolhidos, que dão mais pontos aos participantes das ligas mais fortes. Como boa parte dos gols foram marcados no Campeonato Austríaco, Haaland não somou como os concorrentes.

Agora atuando na Bundesliga, a expectativa é de que a situação possa melhorar gradativamente, principalmente se mantiver o bom momento. Veja a lista de classificação do troféu:

1º – Ciro Immobile (Lazio) – 23 gols / 46 pontos
2º – Timo Werner (Red Bull Leipzig) – 20 gols / 40 pontos
3º – Robert Lewandowski (Bayern) – 20 gols / 40 pontos
4º – Jamie Vardy (Leicester) – 17 gols / 34 pontos
5º – Cristiano Ronaldo (Juventus) – 16 gols / 32 pontos
6º – Sérgio Agüero (Manchester City) – 16 gols / 32 pontos
7º – Erik Sorga (FC Flora) – 31 gols / 31 pontos
8º – Erling Haaland (Borussia Dortmund) – 19 gols / 30 pontos**
9º – Illia Shkurin (Energetik BGU-Minsk) – 19 gols / 28,5 pontos
10º – Aubameyang (Arsenal) 14 gols / 28 pontos

PUBLICIDADE

*Não contabiliza os dois gols desta sexta-feira (24/01)

Goleador desde cedo

A alcunha de goleador é presente há bastante tempo na curta carreira de Haaland, que joga profissionalmente desde 2016. No Campeonato Mundial sub-20 de seleções do ano passado, ele teve o primeiro momento de destaque. Diante da seleção de Honduras, o atacante marcou nove gols e se tornou artilheiro da competição apenas com os tentos dessa partida . O jogo terminou em 12 a 0 para a Noruega.

Os gols também eram marcados com certa frequência em seu segundo clube, o Molde, da primeira divisão norueguesa. Em 2018, o atacante marcou 16 gols em 30 partidas e chamou a atenção do Red Bull Salzburg, que contratou o jogador em julho do mesmo ano.

Após o início tímido no novo clube, o centroavante entrou motivado na temporada seguinte e se tornou um dos pilares da equipe. O grande momento aconteceu nas partidas da Champions League, na qual ele marcou gols contra os grandes Liverpool e Napoli. Inclusive a equipe italiana se tornou a maior vítima do jogador na competição, tendo tomado três gols em dois embates.

PUBLICIDADE

Foi contratado pelo Borussia Dortmund no final do mês passado, após o clube alemão pagar a multa de 20 milhões de euros (aproximadamente R$ 90 milhões). Como foi dito anteriormente, Haaland não teve nem 90 minutos pelo novo clube e, mesmo assim, já marcou cinco gols.

Desempenho por temporada:

2019/2020

Red Bull Salzburg – 22 jogos / 28 gols
Borussia Dortmund – 2 jogos / 5 gols

2018/2019

PUBLICIDADE

Red Bull Salzburg – 5 jogos / 1 gols
Molde – 30 jogos / 16 gols

2017

Molde – 20 jogos – 4 gols

2016

PUBLICIDADE

Bryne – 16 jogos / nenhum gol

Total95 jogos / 54 gols

 

LEIA MAIS:

PUBLICIDADE