A Federação Internacional de Natação (FINA) divulgou neste domingo (5), os primeiros nomes que participarão do FINA Champions. Esta será apenas a segunda edição do torneio, que estreou no ano passado. Nomes fortes como Michael Andrew, dos Estados Unidos e Katinka Hosszu, da Hungria já estão confirmados. O evento vai acontecer na China entre os dias 14 e 19 de janeiro.
Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram
Os outros nomes anunciados foram: Alia Atkinson (Jamaica), Dmitriy Balandin (Cazaquistão) e Michelle Coleman (Suécia). Junto com eles estarão Yuanhui Fu (China) e Matthew Grevers (Estados Unidos). Um nome que chama atenção na lista é o da russa Anna Egorova. Este é um caso polêmico porque a Rússia foi banida dos Jogos Olímpicos de Tóquio deste ano. Assim, se esperava que nenhum russo fosse ser convocado para esta competição que acontece em ano olímpico. Mas essa previsão não se concretizou e a bandeira da Rússia estará no evento.
Entre os brasileiros dois nomes estiveram no anúncio deste domingo (5). Um deles foi o Nicholas Santos, que já tinha sido convocado no último mês de dezembro. O outro nome da lista foi Marcelo Chierighini. Outros brasileiros também estarão na competição. Etiene Medeiros, Bruno Fratus e João Gomes estarão no torneio.
A competição
A edição deste ano será menor do que a do ano passado. Isso porque trata-se de ano olímpico e o calendário está apertado. Dessa forma, apenas duas etapas serão realizadas. E elas acontecerão de forma seguida. A primeira etapa vai acontecer entre os dias 14 e 15 de janeiro em Shenzhen, na China. Já a segunda etapa começa logo depois. Será entre os dias 18 e 19 de janeiro em Pequim, a capital chinesa.
O torneio vai contar com provas em piscina longa. Serão disputadas as competições de 50m, 100m e 200m, além dos 400m livre, 200m medley e os revezamentos. Ou seja, o formato não difere muito dos torneios tradicionais. Mas o FINA Champions é diferente por outros motivos. É que a competição mescla esporte com entretenimento. Trata-se portanto de uma tentativa da FINA de aproximar a modalidade da massa da população ao redor do mundo.
LEIA MAIS
Site elege Bruno Fratus como o melhor nadador sul-americano de 2019