Home Automobilismo Ford vs Ferrari é mais um filme sobre esporte indicado ao Oscar; conheça a obra

Ford vs Ferrari é mais um filme sobre esporte indicado ao Oscar; conheça a obra

Filme sobre automobilismo está entre os concorrentes da principal estatueta do cinema

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O filme Ford vs Ferrari, que aborda especialmente a iniciativa da Ford em vencer a Ferrari nas pistas, apareceu como uma das surpresas na lista de indicações a melhor filme no Oscar 2020.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas colocou a obra, que tem como pano de fundo a disputa entre as duas montadoras, entre as nove finalistas pelo prêmio.

Astros como protagonistas e história fiel

PUBLICIDADE

Ford vs Ferrari tem como protagonistas os astros de Hollywood Matt Damon e Christian Bale, que vivem respectivamente Carroll Shelby e Ken Miles, e narra as várias tentativas da Ford em bater a Ferrari mesmo após ter negada a investida para comprar a casa de Maranello.

A história do filme passa pelo construtor da Ford, Shelby, que construiu entre outras máquinas o Mustang Shelby, e seu piloto, Miles, que são designados por ninguém menos que Henry Ford II para a construção do motor que derrotaria a Ferrari na disputa das 24h de Le Mans, em 1966.

O enredo do filme se passa três anos após Enzo Ferrari ter negado a investida da Ford pela compra da montadora italiana, já que o objetivo era conseguir a vitória em Le Mans, que segue como o grande mote de todo o filme dirigido por James Mangold. O fundador da Ferrari não queria que a Ford tomasse controle total das ordens automotivas de sua montadora, que aceitaria pouco tempo depois uma oferta de Giovanni Agnelli, fundador da Fiat.

O roteiro se mostra fiel à história real do duelo entre Ford vs Ferrari e tem leves tons dramáticos escolhidos a dedo pela direção e produção do filme, que indica com sensibilidade as nuances da rivalidade entre as montadoras.

PUBLICIDADE

Além da indicação surpreendente para melhor filme, Ford vs Ferrari também foi indicado a melhor edição de som, melhor mixagem de som e melhor montagem.

Não foi o único: veja abaixo outros filmes com o esporte como tema que foram indicados ao Oscar

1977 – Rocky
1980 – Touro Indomável
1981 – Carruagens de Fogo
1996 – Jerry Maguire
2000 – Ali
2003 – Seabiscuit – Alma de Herói
2004 – Menina de Ouro
2009 – Um Sonho Possível
2009 – Invictus
2011 – O Homem que Mudou o Jogo
2011 – O Vencedor

Assista ao trailer de Ford vs Ferrari, que estreou no Brasil em 2019:

PUBLICIDADE

Leia mais:
Após suposto acerto com o Red Bull Bragantino, técnico português diz que está “100% confortável” em seu clube