Home Futebol Há um ano, Flamengo conquistava Florida Cup, que virou polêmica durante 2019; relembre

Há um ano, Flamengo conquistava Florida Cup, que virou polêmica durante 2019; relembre

Com Abel Braga no comando técnico, Rubro-Negro enfrentou dois europeus no torneio que ainda teve a participação do São Paulo

Patrick Monteiro
Repórter do Torcedores com passagens por: jornal O Fluminense (Niterói/RJ) e diário Lance. Comentarista e narrador na extinta Rádio Fluminense AM 540, onde apresentou os programas "Futebol Internacional" e "Jornada Esportiva". Ex-colunista do site Chelsea Brasil. Cobriu, in loco, a Copa do Mundo FIFA 2014, incluindo a grande final (Alemanha x Argentina), entre outros eventos, como Rio Open de tênis, Copa Brasil de Vela e Conmebol Libertadores.

Há exatamente um ano, em 12 de janeiro de 2019, a temporada do Flamengo começava com título. Uma taça comemorada por uns e descartada por outros. Fato é que, em dois jogos, o Rubro-Negro obteve um empate com triunfo nos pênaltis e uma vitória. As vítimas foram Ajax e Eintracht Frankfurt. Suficiente para faturar a Florida Cup.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Na primeira partida, Huntelaar colocou os holandeses na frente. Mas, o colombiano Fernando Uribe – que posteriormente se mudou para o Santos – empatou e voltou a igualar o marcador depois que Zakaria Labyad deixou novamente a equipe europeia em vantagem. Nas penalidades, 4 a 3 para os brasileiros.

Pela segunda e última rodada, os então comandados por Abel Braga passaram pelos alemães com gol aos 40 minutos da etapa inicial, anotado por Jean Lucas. Assim, o Flamengo terminou a trajetória nos Estados Unidos com cinco pontos: os três do triunfo em 90 minutos e mais dois pela façanha nos pênaltis.

PUBLICIDADE

O Ajax ficou com o vice-campeonato e o Frankfurt encerrou em terceiro. Outro clube do Brasil na disputa, o São Paulo perdeu as duas partidas para os estrangeiros e amargou a lanterna.

Faminta por troféus de grande relevância, parte da torcida flamenguista criticou a celebração eufórica do clube pela conquista. Além disso, em maio, após derrota para o Internacional, em Porto Alegre, pelo Campeonato Brasileiro, foi divulgada uma nota para reforçar o apoio ao treinador. Para tanto, o feito na América do Norte acabou sendo um dos argumentos utilizados, o que também dividiu opiniões.

“Um time campeão da Florida Cup, superando um dos possíveis finalistas da Champions League. Um time campeão inconteste do Campeonato Carioca. Um time que lidera seu grupo na Libertadores. Um grupo de profissionais vitoriosos – comissão técnica e jogadores – totalmente cientes da importância de seu trabalho e de suas grandes responsabilidades. Este é o Flamengo que, para a tristeza de alguns, retoma sua história de campeão”, dizia o comunicado.

O fim da história todos já sabem. O Flamengo, que também ergueu o caneco do Carioca, viu Abel pedir demissão, chegou o português Jorge Jesus e o Rubro-Negro abocanhou a Copa Libertadores e o Campeonato Brasileiro. Faltou só o Copa do Brasil, na qual caiu para o Athletico Paranaense, que foi justamente o campeão, além do Mundial, perdido para o Liverpool na prorrogação.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Leia também:

Autor de único gol em jogo-treino do Fla destaca foco na estreia do Carioca

Declaração de Diego e mais: as notícias do Flamengo neste domingo (12)

Copa do Brasil 2020: Globo transmitirá cinco jogos na primeira fase

PUBLICIDADE

“O Palmeiras não está quebrado como estão dizendo”, afirma Guipa