Home Basquete Helicóptero de Kobe Bryant não tinha sistema de emergência que poderia evitar colisões

Helicóptero de Kobe Bryant não tinha sistema de emergência que poderia evitar colisões

Dispositivo conhecido como TAWS poderia ter informado piloto da aeronave sobre a aproximação indevida com o solo

Yuri Bascopé
Colaborador do Torcedores

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB) confirmou que o helicóptero em que Kobe Bryant estava, com sua filha e mais sete ocupantes e que vitimou todos os ocupantes, não possuía o dispositivo Sistema de Prevenção e Aviso de Terreno (TAWS). O recurso, se instalado, alertaria o piloto sobre a proximidade da aeronave com o solo, o que poderia ter evitado a colisão.

PUBLICIDADE

Além disso, o helicóptero também não estava equipado com o Gravador de Dados em Voo (FDR), conhecido popularmente como caixa-preta; e o Gravador de Voz do Cockpit (CVR). Segundo o NTSB, um comunicado do próprio órgão à Administração Federal de Aviação (FAA), recomendava a instação desses recursos em helicópteros que carregassem seis passageiros ou mais. Contudo, a FAA não acatou a diretiva.

As investigações iniciais do NTSB indicam que o helicóptero teve um “impacto de grande energia” contra o solo. Informações mais aprofundadas serão dadas hoje. Uma coletiva de imprensa está marcada para às 21h de Brasília.

PUBLICIDADE

Leia mais:

Shaquille O’Neal chora em programa ao vivo ao relembrar Kobe Bryant: “Não durmo mais”

Jogadores da NBA fazem “aposentadoria” de camisas 8 e 24 em homenagem a Bryant

Corpo de Kobe Bryant é identificado entre as vítimas de acidente aéreo