Home DESTAQUE Maurício Capela analisa o Carioca 2020, agora com Honda no Botafogo

Maurício Capela analisa o Carioca 2020, agora com Honda no Botafogo

Honda, meia japonês de 33 anos, vai jogar pelo Botafogo até o fim de 2020

Maurício Capela
Jornalista há 25 anos, Maurício Capela é comentarista esportivo há mais de uma década e hoje está na Super Rádio. Foi escolhido pela Associação do Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo (Aceesp) como um dos três melhores na função em televisão, em 2016, quando atuava pela RedeTV!. Com passagens pelas rádios 105 FM, Tri FM de Santos (SP), Tropical FM, entre outras, o profissional tem larga experiência também no jornalismo impresso e digital. Além de ter mantido blog sobre esportes no Estadão, militou em Veja, Valor, Gazeta Mercantil e outros.

A camisa 4 do Botafogo Futebol e Regatas tem novo dono: o japonês Keisuke Honda. Com três Copas do Mundo na bagagem pela seleção do Japão, o meia de 33 anos reúne boa visão de jogo, passe qualificado e bons arremates à meia distância. E mais. Categoria para comandar o clube do Rio de Janeiro na temporada  2020.

PUBLICIDADE

Uma das grandes passagens de Honda se deu no futebol italiano, vestindo a camisa do Milan. E antes de se transferir para o Botafogo, o meia japonês estava no futebol holandês, atuando pelo Vitesse.

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

PUBLICIDADE

Mas qual será o Campeonato Carioca que Honda vai encontrar pelo Botafogo? Com a ajuda do FootStats, a coluna reuniu algumas informações a respeito desse início de temporada de futebol do Rio de Janeiro, que, entre os seus, conta com o atual campeão da Libertadores de 2019, o Flamengo.

Desafio

Com quatro rodadas já realizadas, o Carioca de 2020 não apresenta lá um nível técnico dos melhores. O líder em Assistências, por exemplo, na competição até aqui é o Fluminense, que executa o fundamento de maneira correta uma vez e meia por jogo. Já o Botafogo, novo time de Honda, está em segundo lugar nesse fundamento, com uma assistência por partida.

No Campeonato Paulista deste ano, apenas para exercício de comparação, a primeira posição no indicador pertence ao Palmeiras. O clube treinador por Vanderlei Luxemburgo realiza duas assistências a cada jogo.

Passes Para Gol

Nesse fundamento no qual, inclusive, Honda vai muito bem, obrigado, o Botafogo aparece com destaque até aqui. Tem índice de acerto superior a 90%, o que lhe dá a quinta posição no indicador.

PUBLICIDADE

Cruzamentos

A olho nu, a sensação é que cruzar a bola não é uma especialidade do meia japonês. Mas nesse caso ele nem vai precisar se preocupar, porque o Botafogo aparece muito bem nesse indicador.

No Carioca 2020, o clube foi aquele quem mais executou de maneira correta o ato de pegar a bola e cruzá-la: 26 no total. Bem longe do segundo colocado, o Vasco, que já fez o movimento de maneira correta por 19 vezes na competição.

Desfecho

Ainda que os números demonstrem potencial nesse casamento entre Honda e Botafogo, o fato é que o meia japonês vai precisar se adaptar ao clube, à cidade e ao jeito de jogar futebol no Brasil. Além de ser histórico, porque é raro um jogador nipônico desse nível topar atuar no futebol nacional.

Tanto que antes dele, poucos atletas do Japão se aventuraram por aqui e conseguiram sucesso. O mais emblemático deles foi Kazu, atacante revelado pelo Juventus, de São Paulo, na década de 80 do século XX, e que ganhou projeção no Santos no fim da década.

PUBLICIDADE

LEIA MAIS:
Maurício Capela analisa Artur, o novo reforço do Red Bull Bragantino