Home Extracampo Presidente da Câmara durante impeachment de Collor, Ibsen Pinheiro participou de históricas diretorias do Internacional

Presidente da Câmara durante impeachment de Collor, Ibsen Pinheiro participou de históricas diretorias do Internacional

Presidente da Câmara durante o impeachment de Fernando Collor de Mello, Ibsen Pinheiro fez parte d’Os Mandarins e, também, da SWAT Colorada

Willian Ferreira
Colaborador do Torcedores.com e contador de histórias do esporte.

Na noite desta sexta-feira (24), morreu Ibsen Pinheiro. Ex-presidente da Câmara dos Deputados, o político teve vida ligada, também, ao futebol. O Internacional, mais precisamente, foi o clube que o teve como parte integrante de seu conselho diretivo.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Nascido em São Borja, Ibsen Pinheiro foi jornalista e advogado. A vida pública do colorado, porém, começou a ganhar notoriedade por conta do Internacional. Eleito vice-presidente de futebol do Colorado em 1969, ele integrou uma histórica diretoria do clube. Conhecida como “Os Mandarins”, o corpo diretivo alçou o nome do Inter até a América do Sul. Os dirigentes conquistaram oito de nove títulos gaúchos entre 1969 e 1978, o tricampeonato brasileiro nos anos de 1975, 1976 e 1979, e o vice-campeonato da Copa Libertadores da América, em 1980.

PUBLICIDADE

O destaque no clube o levou à política. Em 1979, foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul. Ficou na Assembleia gaúcha até 1983, quando venceu o pleito para deputado federal. Eleito presidente da Câmara Baixa em 1991, presidiu a Casa durante o processo de impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello, em 1992. No mesmo ano, Ibsen Pinheiro presidiu por um dia o país: 20 de dezembro.

Teve o mandato cassado em 1994 após ser acusado de integrar o escândalo dos Anões do Orçamento. Em 2000, porém, o caso foi arquivado pelo Superior Tribunal Federal (STF) por falta de provas. Em 2003, Ibsen Pinheiro voltou à Câmara federal.

PUBLICIDADE

Nova volta ao Inter

Sua vida política, porém, foi substituída pelo Internacional, mais uma vez, em 2013. Com o clube rachado internamente, foi eleito presidente do Conselho Deliberativo para assegurar a paz interna entre os conselheiros. Após cumprir seu mandato, Ibsen Pinheiro retornou pela última vez ao clube do coração em 2016. Ele foi o diretor de futebol da chamada “SWAT Colorada”, que buscava salvar o clube do primeiro rebaixamento de sua história.

LEIA MAIS
Valdir Joaquim de Morais, histórico goleiro do Palmeiras, morre em Porto Alegre aos 88 anos
Ex-comissário da NBA, David Stern morre aos 77 anos; liga posta mensagem nas redes sociais
Medalha de ouro em Jogos Olímpicos e melhor pugilista do mundo entre 1993 e 1997, Pernell Whitaker morre atropelado nos EUA