Home Basquete Ja Morant terá sua camisa aposentada por Murray State

Ja Morant terá sua camisa aposentada por Murray State

Morant será o 11º jogador a ser homenageado pela faculdade

Vitória Corrêa
A louca dos esportes, música e livros, faço dos meus hobbies uma projeção do meu futuro profissional. Formada em Técnico em Informática e cursando Jornalismo. <3

Nesta terça-feira (28), a Murray State Athletics anunciou que aposentará a camisa número 12 de Ja Morant. A segunda escolha do Draft 2019 da NBA será homenageada no próximo dia 1º de fevereiro pelas suas contribuições entre 2017 e 2019. O armador é cotado para o ser o Rookie of the Year na liga americana defendendo as cores do Memphis Grizzlies.

PUBLICIDADE

Você conhece o canal do Torcedores no Youtube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Ja Morant teve uma grande história em Murray State e, com isso, se tornará o 11º jogador a ter sua camisa aposentada. Por lá, ele ajudou os Racers a vencerem duas vezes a Ohio Valley Conference, o torneio OVC, e a fazer duas participações na NCAA. Além disso, colocou sua equipe entre os 30 melhores times do College após vencer Marquette. Nesta partida, aliás, ele anotou um triplo-duplo. Foi apenas a nona vez que isso aconteceu na história do torneio.

NÚMEROS E RECORDES DE JA MORANT

Durante os anos que defendeu as cores de Murray StateJa Morant venceu alguns prêmios importantes. Dentre eles estão o Prêmio Bob Cousy de melhor armador do país e do Lute Olson, de melhor jogador, por exemplo. Mais tarde, foi finalista do John Wooden Award (jogador nacional do ano). Morant esteve presente na seleção de melhores jogadores da NCAA, sendo o primeiro consenso da OVC desde 1971. Além disso, terminou a sua passagem pelos Racers com 331 assistências, a sexta maior marca da história do College. Em 2018-19, ele teve médias de 24,5 pontos e 10,0 assistências por jogo, superando a marca de 1983-84. Ele foi o Jogador do Ano de 2019 e Atleta Masculino do Ano, além de MVP do Torneio da OVC.

PUBLICIDADE

JA MORANT NA NBA

Ja Morant tem sido destaque no Memphis Grizzlies e NBA com seus números, mas principalmente por seu arsenal de jogadas. Máquina de highlights, o armador tem médias de 17.6 pontos e 7.1 assistências. Seu desempenho até então faz com que ele seja líder entre os novatos em média de pontos, assistências e porcentagem de lances livres, e o terceiro em roubos. Com isso, ele é o favorito ao prêmio de Rookie of the Year.

Além dos recordes gerais, Ja Morant pode bater o recorde de maior média de pontos por um novato na história do Memphis Grizzlies. Em 1996-97, Shareef Abdur-Rahim anotou 18,7 pontos por jogo. Morant também visa a estatística de assistências por jogo, recorde que pertence a Mike Bibby, em 1998-99, com 6.5. Além disso, ele é o terceiro jogador na história da NBA a ter 30 pontos e nove assistências em um de seus três primeiros jogos. Os outros dois a conseguirem o feito foram Isiah Thomas (1981) e Trae Young (2018).

Em comunicado oficial, o treinador Matt McMahon falou a respeito da aposentadoria da camisa 12 de Ja Morant. De acordo com ele, “Morant é um jogador único na vida que foi um embaixador incrível de Murray State”. Para ele, a homenagem será, acima de tudo, uma honra para a faculdade.

LEIA TAMBÉM:

MINNESOTA TIMBERWOLVES HOMENAGEIA KOBE BRYANT: “ESTA NOITE SOMOS TODOS LAKERS”

PUBLICIDADE

GIANNIS ANTETOKOUNMPO DELETA REDES SOCIAIS APÓS MORTE DE KOBE BRYANT