Home Games “O que seria do hype?” comenta analista de games, sobre adiamentos

“O que seria do hype?” comenta analista de games, sobre adiamentos

Vários grandes lançamentos de games foram adiados, gerando boatos e aumentando a expectativa dos fãs; confira na entrevista

Gisele Henriques
MBA em Administração e Marketing, Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Administração, é graduanda de Direito e de Jornalismo.
PUBLICIDADE

As notícias de adiamentos nos lançamentos de games têm sido uma constante, desde o final do ano passado. O Torcedores.com conversou com Pablo Raphael, 41 anos, jornalista especialista no mercado de games, que comenta a situação atual; leia abaixo:

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

Confira também: Cinco melhores jogos grátis para PC; veja a lista neste link.

A que se deve tantos adiamentos de lançamentos de jogos “AAA”, na sua opinião? 

PUBLICIDADE

Acredito que alguns adiamentos, como Marvel’s Avengers e o remake de Final Fantasy VII são por motivos práticos: ambos envolvem marcas famosas e expectativas elevadas dos fãs. Então todo cuidado é pouco para garantir a melhor recepção possível e evitar um massacre nas redes sociais, se o resultado não for perfeito.

Uma das empresas com maior histórico de adiamentos é a Ubisoft. Como você vê a situação da desenvolvedora?

Watch Dogs Legion deveria estar chegando mais ou menos agora. Mas a escala de produção ali, em todos os títulos deles, é complicada. E a recepção ruim do último lançamento da Ubi em 2019, Ghost Recon Breakpoint, que tinha um ator famoso envolvido e todos os elementos possíveis para dar certo… e mesmo assim foi um fiasco de vendas e massacrado pela crítica especializada e pela comunidade.. acendeu uma luz vermelha. Eles não podem repetir esse tipo de situação, não só porque um jogo vai vender mal, mas porque tem muito investimento na produção de cada um desses games. A indústria dos “AAA”, os jogos de orçamento elevado, não tem mais espaço para flops.

Você acredita que o anúncio da chegada da “próxima geração” também contribui para os adiamentos?

PUBLICIDADE

Acredito que tem pouco impacto nisso, porque os novos consoles vão ser retrocompatíveis em um nível ou outro. Mas sim, se o seu game vai ser lançado em duas versões diferentes, com mais recursos nos novos consoles, você não quer que ele chegue muito antes aos consoles atuais.

Mas novamente, não acho que esse seja o motivo para nenhum dos adiamentos recentes, como os que citei antes ou mesmo Cyberpunk 2077. Se fosse isso, as produtoras deixariam para lançar os games no fim do ano, junto com as novas máquinas.

Você acha que o anúncio prematuro de grandes títulos aumenta a expectativa dos fãs?

Adiamento de grandes produções aconteceram ao longo de toda a geração atual, inclusive em jogos exclusivos de PS4 e de Xbox One. Sempre pelo mesmo motivo, o tal do “polimento”. Se tem uma coisa que vem mudando nesse fim de geração é o intervalo entre o anúncio do game e o lançamento. Revelar seu próximo AAA muito cedo, como rolou com Cyberpunk, torna toda a espera mais demorada, toda pequena mudança na produção mais preocupante.. quando muitas vezes é totalmente normal.

PUBLICIDADE

Os games deveriam ser anunciados bem perto do lançamento. Como a Ubi vem tentando fazer com o novo Assassin’s Creed, por exemplo. Mas e aí o que seria do hype?

LEIA MAIS:

POKÉMON GO: CONFIRA OS EVENTOS DE JANEIRO DE 2020

PUBLICIDADE

POKÉMON SWORD E SHIELD: CONHEÇA OS LENDÁRIOS ZACIAN E ZAMAZENTA

NINTENDO YEAR IN REVIEW 2019: SAIBA COMO VER AS ESTATÍSTICAS DO SWITCH