Home Futebol Libertadores Sub-20: saiba como será o torneio que terá o Flamengo como representante brasileiro

Libertadores Sub-20: saiba como será o torneio que terá o Flamengo como representante brasileiro

Rubro-negro participou apenas uma vez da Libertadores

Por Wilson Pimentel em 23/01/2020 15:06 - Atualizado há 4 anos

Foto: Gilvan de Souza /Flamengo

O caminho para o título da Copa Libertadores da América Sub-20 começa na próxima terça-feira (28) com o sorteio dos grupos e confrontos. Nesta edição, o Brasil será representado pelo Flamengo já que venceu o Campeonato Brasileiro da categoria. O sorteio organizado pela Conmebol será em Luque, no Paraguai, sede da entidade que comanda o futebol na América do Sul. O evento tem início às 12h (horário de Brasília). O sorteio terá transmissão pelo Facebook da Libertadores.

Já são conhecidos 11 dos 12 times que irão disputar a competição continental. Porém, resta definir o representante do Chile, que ainda não conhece o campeão do torneio devido aos protestos que ocorreram ao redor do país no último ano. Por isso, o Campeonato Chileno Sub-20 teve de ser paralisado há poucas rodadas do fim. Dessa forma, o Conselho Técnico da Federação Chilena de Futebol aprovou a realização de partida única entre Colo Colo (campeão do Torneio Apertura) e Huachipato (atual líder do Clausura). Por outro lado, a partida ainda não tem data para acontecer.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!

Antes de mais nada, a primeira fase do torneio será formada por três grupos com quatro times em cada chave. Não é permitido que equipes do mesmo país fiquem no mesmo grupo, por tanto, se isso acontecer, a equipe irá ocupar a chave seguinte e consequentemente uma nova equipe será sorteada. Na condição de defensor do título, o Nacional (URU) ficará automaticamente no Grupo A. Ainda segundo o critério técnico da Conmebol, o Independiente del Valle (EQU) e Danubio (URU) ficarão automaticamente nos Grupo B ou C.

De antemão, serão sorteadas as equipes melhores de acordo melhores posicionadas no ranking da Conmebol. Logo depis  definir os cabeças de chaves dos Grupos B e C, serão sorteadas as posições 2, 3 e 4 de cada grupo. Todas as fases terão jogo único. Além dos primeiros colocados de cada chave, o melhor segundo time de toda a primeira fase passa às semifinais. Para definir a classificação, os critérios de desempate são:

Pontos ganhos

Saldo de gols

Gols pró

Gols como visitante

Sorteio

Vale lembrar que nas semifinais e final haverá disputa de pênaltis ao invés do sorteio. A Copa Libertadores Sub-20 será disputada entre os dias 15 de fevereiro e 1 de março, no Paraguai.

Quem vai disputar a Libertadores Sub-20?

Campeão 2018: Nacional (URU)

Argentina: River Plate

Brasil: Flamengo

Chile: Colo Colo ou Huachipato

Colômbia: Millionarios

Equador: Independiente del Valle

Paraguai 1: Libertad

Paraguai 2: Cerro Porteño

Peru: Sporting Cristal

Uruguai: Danubio

Venezuela: Academia Puerto Cabello

Siga o Torcedores também no Instagram

Como chega o Flamengo?

Após a conquista do Campeonato Brasileiro e da Supercopa do Brasil Sub-20, o Flamengomira a C da América da categoria nesta temporada. Assim, os jogadores estão realizando pré-temporada no Centro de Treinamentos George Helal desde a última segunda-feira (20). A princípio, Philipe Leal, técnico do Sub-17, comanda a preparação rubro-negra. Ainda mais que o técnico Maurício Souza à disposição do elenco principal na disputa do Campeonato Carioca. O meia Daniel Cabral juntamente com o atacante Lázaro, campeões mundiais pela Seleção Sub-17, serão as estrelas do Flamengo que buscará o título inédito do torneio.

Siga o Torcedores também no Twitter

O Flamengo disputa pela segunda vez a Liberadores Sub-20. Em 2011, o time comandado por Paulo Henrique Oliveira tinha jogadores que chegaram posteriormente ao grupo principal. Afinal, o goleiro César, o lateral Rafael Galhardo, o volante Luiz Antônio, os meias Adryan e Thomás, além dos atacantes Guilherme Negueba, Nixon e Rafinha eram as grandes promessas daquele grupo. Inegavelmente, os oito jogadores tinham qualidades técnicas diferenciadas. Por isso, eram tratados como futuros craques rubro-negros. Porém, apenas César vingou e segue no clube. Por outro lado, os demais jogadores deixaram a Gávea pela porta dos fundos.

Naquela temporadaApesar de ter conseguido vaga para a semifinal, o Flamengo não teve vida fácil na primeira fase do torneio. Na ocasião, o time venceu o América (MEX) e empatou com o Independiente José Terán (EQU) e Millionarios (COL). Porém, na fase seguinte a equipe rubro-negra foi goleada por 5 a 1 pelo Universitário (PER) que acabou ficando com o título do torneio após derrotar o Boca Juniors por 4 a 2 nos pênaltis.

LEIA MAIS:

Exit mobile version