Home Esportes Olímpicos Única medalhista olímpica do Irã anuncia deserção

Única medalhista olímpica do Irã anuncia deserção

Kimia Alizadeh foi medalha de ouro no taekwondo nas Olimpiadas do Rio 2016

Bárbara Ribeiro
Colaboradora do Torcedores.com.
PUBLICIDADE

A única medalhista olímpica do Irã disse que desertou da República Islâmica em uma carta publicada em sua rede social. A atleta descreve a si mesma como “uma das milhões de mulheres oprimidas no Irã”.

Você conhece o canal do Torcedores no YouTube? Clique e se inscreva!
Siga o Torcedores também no Instagram

A atleta de taekwondo Kimia Alizadeh conquistou o ouro na modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Posteriormente, a publicação uma agência de notícias semi-oficial ISNA do Irã afirmou que a esportista havia fugido para a Holanda.

Na mensagem escrita por Kimia Alizadeh, a atleta criticou o uso obrigatório do hijab e acusou as autoridades do Irã de sexismo e maus-tratos.

PUBLICIDADE

“O que eles disseram, eu vesti. Todas as frases que eles pediram, eu repeti”, mencionou no texto.

Além disso, Kimia Alizadeh descreveu a decisão de deixar o Irã como difícil, mas necessária. Por outro lado, imprensa local alega que a atleta foi ferida e incapaz de competir.  Depois disso, a esportista do Taekwondo poderá tentar competir sob a bandeira de outra nação nos Jogos Olímpicos de 2020 em Tóquio.

Para esclarecer, sua deserção não tem relação a tensões entre o Irã e os Estados Unidos. Entretanto, nos últimos anos, muitos atletas iranianos deixaram o país, alegando pressão do governo.

Em setembro de 2019, Saeed Mollaei, judoca iraniana, deixou o país para a Alemanha. Ele disse que as autoridades iranianas a obrigaram a não competir contra uma atleta de Israel. Posteriormente, Alireza Faghani, um árbitro internacional de futebol iraniano, também deixou o país e foi para a Austrália.

PUBLICIDADE

Leia mais: